I Congresso Nacional dos Colégios de Aplicação e I Mostra de Práticas de Ensino de Estágios, do PRODOCÊNCIA e do PIBID no Estado do Paraná


Proposto para ser realizado no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, no período de 06 a 08 de fevereiro de 2012, o evento se enquadra na modalidade A “Eventos Técnicos-científicos e de abrangência Nacional”,  com caráter científico, de debate e de disseminação de pesquisas, de projetos de ensino e de extensão, assim como de mostra de práticas pedagógicas realizadas nos estágios, no PRODOCÊNCIA e no PIBID.

Pretende-se que os participantes debatam temas relacionados ao Ensino Superior e Educação Básica, tendo como foco a origem, o conceito, a  função social e a identidade dos Colégios de Aplicação em âmbito nacional e estadual, no sentido de compreender melhor as políticas educacionais que norteiam a gestão dessas instituições, bem como a legimitação de políticas que garantam a  articulação entre ensino superior e  educação básica. Sobretudo, este evento pretende democratizar e socializar as práticas pedagógicas realizadas no cotidiano dos colégios de aplicação do país, oportunizando espaço de reflexão sobre a qualidade da educação pública.

O evento faz parte de um processo de reflexões dos Colégios de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o objetivo de divulgar as ações do PRODOCÊNCIA, dos estágios e do PIBID de várias áreas do conhecimento da UEL e de outras universidades brasileiras entre os professores da rede municipal, estadual e federal de ensino, partilhando conhecimentos e desafios, principalmente entre os integrantes dos Colégios de Aplicação do Estado do Paraná.

Intenciona-se, com os debates promovidos no Congresso, por meio de oficinas, mesas redondas e grupos de trabalho, promover futuramente ações conjuntas com projetos do PIBID e do PRODOCÊNCIA, envolvendo Colégios de Aplicação e as instituições de ensino superior.

Busca-se reunir as Escolas de Aplicação do Estado do Paraná e de outros estados brasileiros para inovar, dinamizar, atualizar, construir e socializar o conhecimento produzido por elas em todas as modalidades da Educação Básica, inclusive no intuito de promover uma maior articulação entre estas modalidades de ensino: Educação infantil, Fundamental, Médio e Profissionalizante, fazendo o debate destas com o Ensino Superior em torno de propostas comuns pela melhoria da qualidade da educação pública.

Pretende-se possibilitar espaço diferenciado de discussões sobre a formulação e luta pelas políticas públicas de educação que realmente promovam maior democratização do ensino básico e superior público. Planeja-se dialogar sistematicamente sobre os processos de formação continuada de professores das redes públicas municipais, estaduais e federais, promovendo oportunidades de mudanças pedagógicas nos diferentes ambientes educacionais envolvidos. Do mesmo modo, quer-se proporcionar a disseminação das pesquisas sobre Educação Básica, Educação Superior, estágios, projetos, entre outras temáticas correlacionadas à formação inicial e continuada de professores. Objetiva-se também discutir com os professores atuantes e em formação, temáticas e questões relacionadas às experiências de inclusão que colaborem para a formação crítica dos professores e para a alteração de práticas e comportamentos no cotidiano escolar.

Em síntese, entre todas as intenções desse Congresso Nacional, está a possibilidade de dar visibilidade ao processo de articulação e luta pela identidade e autonomia pedagógica e administrativa dos Colégios de Aplicação do Estado do Paraná.

OBJETIVOS GERAIS:
A) analisar o contexto dos Colégios de Aplicação em âmbito nacional, bem como, as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, podendo assim, compreender as Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas que norteiam o contexto da Educação Básica e do Ensino Superior;
B) possibilitar espaço diferenciado de formação continuada para trabalhadores da educação, estudantes e pais, oriundos das redes públicas federais, estaduais e municipais, para discutir a melhoria da qualidade do ensino nos diferentes ambientes educacionais envolvidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A) promover maior articulação entre as modalidades de ensino: Educação Infantil, Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior, através do debate de propostas de ensino, pesquisa e extensão, voltadas às reais necessidades dos CAPs e da potencialização da formação docente, geridas pelas universidades públicas envolvidas;
B) proporcionar a disseminação das pesquisas sobre educação básica, educação superior, estágios, projetos, em especial dos resultados dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo PIBID e pelo Prodocência por meio das universidades, em parcerias com a Educação Básica;
C) socializar conhecimentos e firmar parcerias entre os Colégios de Aplicação  do Brasil, visando a construção e a ampliação de uma rede de comunicação destinada às trocas de informações e experiências administrativas e pedagógicas entre estas instituições;
D) discutir a concepção de Colégios de Aplicação no Brasil, ressaltando o papel público educacional que estes representam  no cenário da política educacional, tendo como parâmetro a autonomia pedagógica e administrativa.

Maiores informações: http://aplicacao1.webnode.com.br/
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