"Faltam bibliotecas em Londrina": entrevista concedida à RPC-TV Coroados (TV Globo-Londrina)

Professor Núbio Mafra (UEL) comenta pesquisa que diagnosticou o problema que atinge a cidade e também outros municípios do Paraná

Programa Paraná TV 1ª Edição. Apresentadora: Patrícia Piveta. 16/07/2010. Disponível originalmente em: http://www.rpctv.com.br/coroados/video.phtml?Video_ID=92093&tipo=
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oi, Núbio. Sobre a leitura, digamos que se eu fosse jogar para o alto todas as minhas constatações sobre o assunto, haveria pelo chão coisas do tipo:

    * a biblioteca da minha cidade é um museu (o livro mais atual que pintou por lá deve ter chegado em 1950);

    * os meus alunos gostam de ler porque eu leio pra eles (de anedotas a notícias de jornal, acho que é por isso);

    * o nosso presidente não lê, se ele lê ele dorme;

    * a biblioteca do meu colégio é melhor que a biblioteca pública da minha cidade (tá assim de bons livros);

    * a minha filha estuda num colégio particular melhor estruturado que os colégios públicos e tem de ler livros chatos para fazer prova sobre eles;

    * minha filha só lê Stefhenie Meyer, meus alunos não, leem literatura juvenil;

    * mesmo ensinando os alunos a não gostar de ler, o colégio dela teve um nota muito boa no ENEM 2009;

    * os políticos brasileiros não leem (nem os jornais), são desinformados sobre os próprios assuntos sobre os quais têm de votar;

    * os pais dos meus alunos não leem também;

    * eu gosto de ler e adquiri este gosto lendo;

    * meus alunos têm preguiça de ler os enunciados dos exercícios e atividades, e a minha filha também;

    * nenhum deles se importa em ler 300 páginas desde que sejam de seu interesse;

    * a maioria dos professores não lê;

    * as bibliotecas das escolas públicas são o primeiro lugar para onde enviam as pessoas readaptadas para trabalhar;

    * todo mundo sabe que a leitura precisa ser prioridade.

    Realmente é muito difícil organizar tudo isso num texto coerente. Ficam então todas essas verdades pelo chão enquanto temos bem à mostra e sem cessar, diante dos nossos olhos, os resultados oficiais da nossa pouca leitura. É assim que eu sinto...

    ResponderExcluir
  2. Helaine,

    Após uma colocação tão oportuna e sensível, fica difícil de a gente dizer mais alguma coisa.

    Mas entendo que a sua fala vai ao encontro do que comentei com @Tata_Ge com relação à diversidade e à complexidade inerentes ao assunto Leitura.

    E muitas vezes as pessoas vão pegando cada uma destas verdades e tentam propor soluções a partir destes lugares, sem atentar que se tratam de recortes.

    Ou, se bobear, atentando, mas fazendo de bobo, pra não ficar em silêncio, pra encher o ar de sonoridade pretensamente inteligente...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor eu sou estudante,de três áreas da educação:jornalismo,letras e pedagogia.Primeiramente,venho-lhe prestigia pelo seu trabalho este blog e muito bom,sou um leitor assíduo de todas suas postagens que estão orbitando o Ensino de Língua Portuguesa, Formação do leitor e a educação emergente do Letramento( a antiga alfabetização).Segundo,é que ouvi falar coisa muito boa do seu trabalho como professor na uel,Parabéns!sou um admirador eterno de sua carreira!continue assim... Espero que contribui cada vez mais para nos profissionais da língua Materna.

    Abraços.
    Marcelo Sabino Luiz

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,
    Muito obrigado pelos elogios, tanto ao blog quanto a mim.
    Suas palavras são um grande incentivo para que eu procure trabalhar mais e melhor, a despeito das minhas naturais limitações.

    ResponderExcluir