Dois protótipos de ferramentas computacionais foram criados pela equipe do projeto PorSimples. O primeiro, chamado Facilita, visa a simplificar a linguagem de textos em português disponíveis na internet e, com isso, facilitar a compreensão das informações para crianças e adultos em processo de alfabetização ou pessoas com algum tipo de deficiência de leitura.
O segundo, o editor Simplifica, é destinado a produtores de conteúdo (escritores, professores, webmasters, jornalistas, por exemplo) que desejam criar textos simplificados adequados ao mesmo público.
Coordenado por Sandra Maria Aluísio, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, o trabalho consiste em reduzir a complexidade linguística dos textos, substituindo palavras raras (menos frequentes) por palavras mais usuais ou dividindo e reorganizando orações longas e complexas, entre outras adaptações.
Leia mais em Leitura facilitada (Agência FAPESP)
Eu já indiquei sites dirigidos às crianças para pesquisa dos meus alunos da EJA. Motivo? Adequação de linguagem às competências leitoras destes alunos...
ResponderExcluirEspero que este projeto de leitura facilitada saia o mais rápido possível, e que a web e o acesso à informação tornem-se ainda mais democráticos. Brilhante idéia!