Ferramentas para facilitar a leitura na web

Dois protótipos de ferramentas computacionais foram criados pela equipe do projeto PorSimples. O primeiro, chamado Facilita, visa a simplificar a linguagem de textos em português disponíveis na internet e, com isso, facilitar a compreensão das informações para crianças e adultos em processo de alfabetização ou pessoas com algum tipo de deficiência de leitura.

O segundo, o editor Simplifica, é destinado a produtores de conteúdo (escritores, professores, webmasters, jornalistas, por exemplo) que desejam criar textos simplificados adequados ao mesmo público.

Coordenado por Sandra Maria Aluísio, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, o trabalho consiste em reduzir a complexidade linguística dos textos, substituindo palavras raras (menos frequentes) por palavras mais usuais ou dividindo e reorganizando orações longas e complexas, entre outras adaptações.

Leia mais em Leitura facilitada (Agência FAPESP)
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Eu já indiquei sites dirigidos às crianças para pesquisa dos meus alunos da EJA. Motivo? Adequação de linguagem às competências leitoras destes alunos...
    Espero que este projeto de leitura facilitada saia o mais rápido possível, e que a web e o acesso à informação tornem-se ainda mais democráticos. Brilhante idéia!

    ResponderExcluir