Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP



VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
“Formação inicial do professor e repercussão na sala de aula”

São Paulo, 13 de julho de 2009.

Prezados colegas professores e estudantes de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura,

É com satisfação que comunicamos a realização do VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, cujo tema será Formação inicial do professor e repercussão na sala de aula. O evento ocorrerá em 07 e 08 de outubro de 2009 e sua programação poderá ser vista em breve no site do Laboratório de Leitura e Expressão Criadora - LALEC - http://www2.fe.usp.br/~lalec/, da Faculdade de Educação da USP


Os objetivos do Seminário, entre outros, são os que seguem:
• Apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa;
• Promover a socialização dos trabalhos dos alunos resultantes de seus estágios;
• Promover o intercâmbio entre professores do ensino fundamental, médio e superior e de estudantes;
• Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;
• Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística.

A exemplo do que temos feito desde 2003, quando propusemos a realização do I Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, que neste ano será realizado na UFMA, de 03 a 06/11/09, bem como do que vimos investigando desde 2005, nesta edição do Seminário enfatizaremos as seguintes questões norteadoras das nossas preocupações em torno da especificidade das disciplinas encarregadas de fazer o elo entre linguagem e educação:
• A especificidade da disciplina Metodologia, ou Prática, ou Didática, de Ensino de Língua Portuguesa: Quais práticas dão contorno ao que é central na disciplina? Seleção de conteúdos? Formulação de atividades? Indicação de linhas teóricas mais eficazes para o trabalho na docência?
• A pluralidade de nomes e de endereços: Quais as razões e as conseqüências das variações como Didática da Língua e da Literatura, Prática de Ensino de...; Metodologia de... e outros? E da lotação do professor da disciplina, ora no Departamento de Letras, ora no Departamento de Educação, etc.?
• A natureza do relatório de estágio: como vem sendo conduzida a sua confecção? Com um caráter de reconhecimento da situação ou mais investigativo? Ele tem se tornado uma instância a mais de crítica à escola e às suas práticas cotidianas ou um estudo sobre a cultura escolar? Ele se constitui em um trabalho em que o licenciando pode exercitar a autoria?
• O papel, a importância e abrangência das práticas de estágio para a disciplina e para a formação do professor de Língua Materna e de Literatura: Como são avaliadas e valorizadas as experiências do estagiário? A realização do estágio, a presença do estagiário no cotidiano escolar, é também vista como um momento importante da pesquisa universitária? Como as universidades e as redes escolares se organizam para cumprir a LDB em relação às suas exigências legais em relação à formação do professor?
• A cultura institucional frente ao estágio: como lidar com uma cultura, infelizmente já instalada em muitas escolas, de fornecer a assinatura nas fichas de estágio sem que o estágio tenha sido realizado? Como instaurar projetos eficazes de trabalho em conjunto com a escola?
• A relação da disciplina com os documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa, tais como PCNS, Propostas Estaduais, Municipais, etc: a disciplina deve estar a serviço da implantação destas propostas? É o lugar da crítica destas propostas? É um momento de teste? É um momento em que o aluno tem contato com as teorias que embasam as propostas?
• Os diálogos possíveis com as outras disciplinas: o que um aluno pode não saber ao chegar no estágio? Em que momento do curso a matrícula na disciplina é pertinente? Que tipo de leitura é pertinente fazer na disciplina? De reconhecimento de conteúdo? De busca de informação? De polemização?
• A atuação dos professores da disciplina enquanto área: Como tem sido nossa participação em eventos nacionais e internacionais? Há eventos regionais eventos específicos da área?

Essas questões têm motivado nossos esforços de pesquisa por meio de projetos que têm sido apoiados por diferentes órgãos:
1. Representações concernentes à formação do professor de língua Materna: Estudos sobre a especificidade da disciplina “metodologia/didática/prática do ensino da Língua Materna”, apoiado pela Pró-reitoria de Pesquisa da USP, 2006 - 2008.
2. Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente, colaboração USP-UFMA, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA, 2008 - 2010.
3. Projeto de Cooperação Acadêmica: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa, apoiado pelo Programa de Cooperação Acadêmica - PROCAD-CAPES (Processo No. 23038.0433099/2008-78), cooperação UFMA-USP-UERN, 2009-2013.

Temos a firme convicção de que a partir deste debate será possível reunir elementos para uma reorganização da área na busca de um perfil acadêmico e científico que faça jus à sua relevância na formação do professor de Língua Materna e de Literatura.

Contamos com a sua colaboração.

Comissão organizadora do VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP.

Docentes:
Prof. Dr. Claudemir Belintane, Profa. Dra. Claudia Rosa Riolfi, Prof. Dr. Émerson de Pietri, Profa. Dra. Idméa Semeghini-Siqueira, Profa. Dra.Neide Luzia de Rezende, Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes Santos e Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto.

Alunos:
Adriana Santos Batista, Daniel Santos Silva, Débora Trevizo, Diego Navarro, Francisca Maria Soares dos Reis, Janaína M. de Oliveira Silva, Marcelo Dias, Margarete Fátima Pauletto Sales e Silva, Marion Celli e Rodrigo Moura Lima de Aragão.

Público alvo: professores de Língua Portuguesa da educação básica; professores universitários; pesquisadores da área e estudantes universitários.
(São de grande interesse para este evento os trabalhos apresentados em parceria, desenvolvidos entre estudantes de graduação que fizeram estágio e professores de educação básica que cederam suas aulas para as atividades realizadas)
Formas de participação: com comunicação oral e como ouvinte.
Valores: R$ 25,00 para alunos de graduação e R$ 35,00 para os demais inscritos.
Prazos: com apresentação de trabalho: de 13 a 30/08/09
sem apresentação de trabalho: de 13 a 06/10/09
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