Fóruns permanentes de desafios do magistério - Biblioteca e leitura: a questão da mediação (UNICAMP)

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 15 de abril de 2010
Horário: Das 9h às 17h

Temos acompanhado, ao longo dos últimos anos, o esforço dos setores de governo no desenvolvimento de bibliotecas escolares, sobretudo através da distribuição de acervos selecionados. O Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) é hoje uma ação consolidada, movimentando o setor editorial e agregando a essa questão o trabalho dos avaliadores das obras. A despeito dessas ações, temos acompanhado também a dificuldade das instituições escolares em conseguir acolher e disponibilizar adequadamente esse material, tornando possível o acesso aos livros em espaços e ambientes próprios e equipados, com responsáveis integrados ao mundo da leitura, do livro, da informação, como também ao currículo e ao público escolar, de modo a tornar a leitura uma prática interessante e rotineira na escola.

Mais recentemente, a esse programa de organização, seleção e distribuição de acervos, soma-se o desafio da formação daqueles que vão atuar entre os livros e os leitores. Os chamados ‘mediadores’.

Bibliotecários... professores... educadores... licenciandos... agentes e promotores de leitura... enfim, diferentes figuras que precisam, não só aprender as formas de atuação na relação com os objetos dados a ler e os leitores, mas a compreender o valor e significado desse trabalho para a formação desses leitores e o desenvolvimento da leitura.

Nesse sentido, temos acompanhado a criação e proposição de vários programas e projetos especiais – locais, regionais, estaduais e federais - de formação dos mediadores em leitura: cursos – presenciais e à distância; oficinas, congressos – versando sobre temas como: linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia, cibercultura), textos literários e modos de trabalho com distintos públicos.

O Grupo de Pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e Escrita’ vê essa ação como uma das mais importantes e busca contribuir para esse debate.
 
Organizadores:
FE - Faculdade de Educação
Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE)
Pensamento e Linguagem (GPPL)
Trabalho Docente na Formação Inicial (AULA)
Associação de Leitura do Brasil (ALB)
Rede Anhanguera de Comunicação (RAC)

Inscreva-se em http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php
 
Postagens anteriores relacionadas:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário