Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (UFMG)

Saiu o edital de seleção para o 2º semestre de 2010 do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (UFMG).

O Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (ELMC) constitui-se em atividade do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras da UFMG e tem por objetivo atualizar e aprofundar a qualificação de professores dos cursos de graduação em língua portuguesa ou línguas estrangeiras, bem como profissionais de outras áreas.

As atividades de educação à distância (EaD) têm crescido no Brasil devido a dois fatores: o desenvolvimento de tecnologias mediadoras da interação e da informação e a legislação e política educacionais que incentivam essa modalidade de ensino. Apesar de já haver muitas iniciativas bem sucedidas, a educação a distância ainda é cercada por mitos e preconceitos, tanto de quem não a conhece como de quem a pratica. Os que não têm experiência em EaD desconfiam de sua qualidade ou acreditam que ela só serve para uma educação de massa de segunda categoria. Alguns educadores em EaD acreditam que é necessário material didático diferenciado, simplificando conteúdos e limitando o acesso ao conhecimento ali inserido.

O grupo que organiza este curso se filia a outra visão de EaD, a que vê na mediação do computador e de suas tecnologias assíncronas a oportunidade de congregar pessoas em espaços geográficos diferentes, com ritmos e disponibilidades de tempos diferenciados propiciando-lhes experiências semelhantes às dos cursos presenciais. A mediação do computador dá aos participantes oportunidades idênticas de interação com os colegas e com os professores em tempo integral, de reflexão em conjunto e de construção de conhecimento de forma colaborativa.

Maiores informações: http://www.letras.ufmg.br/elmc/index.html
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário