VI SENALE – Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (UCPEL)

Tema: Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa
Universidade Católica de Pelotas, 28, 29 e 30 de abril de 2010
Inscrição de resumos até 25 de março

Desde 1997, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas vem implementando o SENALE – Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino –, projeto que visa fundamentalmente problematizar e analisar a realidade do ensino de língua(s), pensando alternativas de mudança a partir do diálogo entre academia e escola.

O SENALE vem criando uma história ligada a dois objetivos principais: 1) contribuir para o esclarecimento e fortalecimento das relações possíveis e desejáveis entre as várias áreas da linguagem que se entrecruzam e atravessam o terreno transdisciplinar da Linguística Aplicada e o processo ensino-aprendizagem de língua(s); 2) promover a divulgação e a discussão de resultados de pesquisa nesse terreno com vistas a oferecer meios úteis para o desenvolvimento do saber na área do ensino de língua(s).

O tema do VI SENALE – “Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa” – aí se inscreve. Ele perpassa e constitui, de diferentes maneiras, tanto a tarefa pedagógica de professores de língua(s) quanto a de pesquisadores da área das ciências da linguagem. Ambos experimentam procedimentos metodológicos, diferenciados dada a natureza específica de suas atividades, mas têm em comum o trabalho com a linguagem em suas diferentes manifestações. Promover a discussão sobre as implicações da questão metodológica que os envolve, aproximando-os ou distanciando-os, é a tarefa a que se propõe o evento.

Maiores informações: http://antares.ucpel.tche.br/senale/

Postagens anteriores relacionadas:
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Muito bom o material disponivel no blog,para mim então que sou professora de Língua Portuguesa,então.
    Parabéns pelo trabalho.
    Já estou seguindo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o material lhe está sendo útil, Aloizia!
    Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir