Revista recém-lançada: "Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores”

Este primeiro número da Revista - organizada por meio do Grupo de Trabalho “Formação de Professores” (GT08) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), em parceria com a Editora Autêntica - reúne artigos que discutem, preferencialmente, o campo da pesquisa sobre a formação de professores no Brasil e no exterior (nos Estados Unidos e em Portugal). Sendo assim, o leitor encontrará aqui artigos baseados em estudos que analisaram a produção acadêmica sobre a formação docente nesses países. Além disso, há dois textos que tangenciam essa temática e abordam tópicos também muito importantes: um bastante recente entre as investigações acadêmicas – a construção da identidade profissional docente – e outro um velho conhecido da área, porém, ainda insuficientemente analisado pelas pesquisas – o estágio supervisionado.

Acesse o site da revista em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/

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Revista Tecnologias na Educação: chamada de trabalhos

A Revista Tecnologias na Educação está recebendo artigos e relatos de experiências para seu segundo número até o dia 5 de fevereiro.
As informações podem ser acessadas no blog da Revista: http://revista-tec-educacao.blogspot.com/

Revista "Caminhos em Linguística Aplicada" (UNITAU): lançamento do primeiro número

Acabou de ser lançado o primeiro número da Revista "Caminhos em Linguistica Aplicada". A revista é uma publicação on-line, semestral, do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Seu objetivo é a divulgação de trabalhos científicos (artigos e resenhas), produzidos por mestres e doutores sobre temas da área, como: Linguagem e Gêneros Discursivos, Aprendizagem e Ensino de Línguas, Formação do Professor, Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino, Linguagens Midiáticas e Multi-modais, Discurso e Identidade, entre outros que também se relacionam com a aprendizagem e o ensino de línguas.

A revista está aceitando trabalhos para submissão. O autor deve se cadastrar no sistema para submeter seu trabalho e seguir os demais passos descritos no site da Revista: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica

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O que ler dos 2 aos 18 anos para ter uma ótima formação e chegar com boas referências à vida adulta

Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio em http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

IX Encontro do CELSUL: primeiras circulares

IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL – ocorre em Palhoça, SC no Campus da Grande Florianópolis da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – de 20 a 22 de outubro de 2010.

As primeiras circulares - respectivamente, chamada de trabalhos e propostas de grupos temáticos - já se encontram disponíveis em http://www.celsul.org.br/unisul/index.htm

"Leitura crítica", lançamento do portal de Ezequiel Theodoro da Silva

O SONHO E O DESEJO VIRAM REALIDADE! Foi um grande esforço juntar tantas produções, mas acho que valeu a pena. Espero que a leitura brasileira, os professores, o ensino e as escolas se beneficiem com o PORTAL LEITURA CRÍTICA.

Visite, avalie, envie sugestões e colaborações. Por favor, divulgue aos quatro cantos da terra: http://www.leituracritica.com.br/

Um grande abraço e FELIZ NATAL,

Ezequiel Theodoro da Silva
Coordenador da Equipe

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Chamada para publicação: Revista EntreLetras (UFT)

A Revista EntreLetras, periódico anual do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, está recebendo artigos para seu primeiro número. A revista terá circulação impressa e eletrônica. O objetivo do periódico consiste na divulgação de trabalhos nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas, os quais deverão ser submetidos, em formato de artigo, ensaio ou resenha, ao crivo da Comissão e Conselho Editorial.

Maiores informações em http://200.129.179.182/pgletras/index.php?pg=6

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Doutores com Q.I.

Por princípio, uma seleção para a pós-graduação não pode ser como o vestibular. Exige conhecimentos específicos e capacidades de argumentação e abstração que uma prova de múltipla escolha não é capaz de captar. Por isso, cada curso de pós-graduação tem autonomia para selecionar seus alunos. O problema é que alguns abusam dessa prerrogativa e deixam a decisão na mão dos poucos profissionais que compõem a banca. Com a concentração de poder, começam os problemas. Nos últimos anos, candidatos entraram com ações na Justiça para questionar os métodos de seleção de cursos de pós-graduação das melhores universidades do país. As ações denunciam favorecimento de candidatos próximos a professores e sugerem que, em algumas das mais qualificadas bancas de seleção do país, o famoso Q.I. (“Quem Indicou”) tem um peso maior do que o potencial acadêmico na escolha dos futuros mestres e doutores.

Leia na íntegra a matéria de Ana Aranha e Marco Bahé para a edição 603 da Revista Época em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108447-15223,00-DOUTORES+COM+QI.html

De 2005 para 2008, acesso à Internet aumenta 75,3% e mais da metade dos brasileiros passa a ter telefone celular

Em três anos, o percentual de brasileiros de dez anos ou mais de idade que acessaram ao menos uma vez a Internet pelo computador aumentou 75,3%, passando de 20,9% para 34,8% das pessoas nessa faixa etária, ou 56 milhões de usuários, em 2008. No mesmo período, a proporção dos que tinham telefone celular para uso pessoal passou de 36,6% para 53,8% da população de dez anos ou mais de idade, sendo que, para 44,7% dessas pessoas (ou cerca de 38,6 milhões de brasileiros), o celular era o único telefone para uso pessoal.
Os números são do Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal.

Os mais jovens acessam mais a Rede mundial de computadores, assim como os mais escolarizados – embora, entre 2005 e 2008, o acesso tenha crescido mais entre aqueles com menos anos de estudo. As diferenças regionais no uso da Internet permanecem, sendo que o percentual de usuários era menor no Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%) e maior no Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%). O local de onde mais se acessava a Internet continuava sendo, em 2008, o próprio domicílio, mas em segundo lugar vinham os centros públicos de acesso pago – ou lan houses -, que superaram o local de trabalho (segundo local de acesso em 2005). Também houve mudança no principal motivo que leva as pessoas a usarem a Internet: 83,2% acessaram a Rede em 2008 principalmente para se comunicar com outras pessoas – em 2005, o principal motivo era educação ou aprendizado, que caiu para o terceiro lugar em 2008. Nesses três anos, o acesso à Internet por conexão de banda larga duplicou, mas, em 2008, 32,8% dos que não acessaram a Rede ainda diziam que não queriam ou não achavam necessário usá-la.

Em relação à posse de celular, entre 2005 e 2008 diminuiu diferença entre os percentuais de homens e mulheres que tinham o aparelho. As pessoas que tinham celular apresentavam um número médio de anos de estudo superior (9,2) ao das que não tinham (5,2), e o percentual dos que tinham celular crescia conforme aumentava a faixa de rendimento domiciliar per capita.

Mais detalhes sobre a pesquisa em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1517&id_pagina=1

Pesquisa “O uso do computador e da internet na escolas pública das capitais brasileiras”

A Fundação Victor Civita apresentou no último dia 7 a pesquisa sobre “O uso do computador e da internet na escolas pública das capitais brasileiras”. O objetivo, além do mapeamento, foi investigar as modalidades de uso do computador e da internet em situações educacionais do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo foram pesquisadas 400 escolas nas principais capitais.
Confira os resultados em http://revistaescola.abril.com.br/fvc/pdf/estudo-computador-internet.pdf

"O apagão do ensino público médio", artigo de Paulo Ghiraldelli Jr.

Quando a imprensa fala em professor, em geral está se referindo ao docente universitário. A falta de salário digno para os professores da escola básica os transformou em fantasmas - metafórica e literalmente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede tem uma falta de 235 mil professores no ensino médio. Além disso, o contingente de professores existente é mal formado.

O resultado é um só: estamos a caminho de uma situação em que a maioria de nossa juventude terá o certificado de ensino médio, mas sem os conhecimentos que as deixariam em pé de igualdade com as juventudes de outros países, inclusive com as dos países economicamente piores do que o nosso.

Paulo Renato, ministro da Educação do governo FHC, concorda que os professores são mal pagos e aceita a ideia de que é isso que produz o número deficitário acima. O atual ministro, Fernando Haddad, também concorda com isso. Todavia, tal concordância não os faz não desviar do assunto "na hora H".

Leia o artigo na íntegra em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=67747

(Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo e escritor, dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa))