Seleção de Professor Visitante na UECE para atuação no Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada

Inscrições abertas para Seleção de Professor Visitante na Universidade Estadual do Ceará
Atuação no Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada (CMLA-UECE)

Período de inscrições: de 16 a 29/10/2009
Vagas: 2 (uma constante no presente Edital e outra da seleção anterior não preenchida)

Maiores informações: http://gemeos2.uece.br/cev/ - Ver XIII Seleção Professor Visitante - Edital/Diário Oficial do Ceará, de 6/10/09.

Chamada para publicação na RBLA: A Gramática no Ensino e/ou na Aprendizagem de Línguas

Prezados Colegas,

a RBLA os convida a submeterem artigos para o seu volume temático de 2010 que se intitulará "A Gramática no Ensino e/ou na Aprendizagem de Línguas".

As normas de publicação estão disponíveis no site da Revista: http://www.letras.ufmg.br/rbla/index.html

Atenciosamente,

Heliana Mello
p/ Comissão Editorial - RBLA

REVISTA BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA APLICADA
COMISSÃO EDITORIAL
Av. Antônio Carlos, 6627
Faculdade de Letras - sala 2015A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
31270-901 – Belo Horizonte – MG – Brasil

Postagens anteriores relacionadas:

Os preconceitos da pronúncia

Na Copa das Confederações, em junho, a vitória de 1 a 0 do Brasil sobre a África do Sul transformou o técnico carioca Joel Santana num involuntário porta-voz do sotaque desengonçado do brasileiro tipo exportação.

Após o jogo, que valia uma vaga na final vencida pela seleção brasileira dias depois, o técnico dos africanos esforçou-se para falar com os jornalistas em inglês, um dos 11 idiomas oficiais do país sede da Copa de 2010. O simpático esforço de Joel agrada a mídia local, que o critica pela armação do time, nunca pelo domínio do idioma. Mas o resultado, macarrônico, virou motivo de piada no Brasil.
[…]

"Oportunidá"

Não é a primeira vez que personalidades do futebol viram alvos públicos ao tropeçar no idioma alheio. Em sua apresentação como técnico do Real Madrid, em 2004, Wanderley Luxemburgo caprichou no portunhol, com direito a palavras como "oportunidá" e "arrepiendo". Outro campeão de acessos no YouTube, o jogador Anderson, do Manchester United, deu entrevista em inglês com a naturalidade dos desavisados, recorrendo ao português sempre que lhe faltava repertório ("more ataque").

Em ambos os casos, a risada pode esconder muito de intolerância. Mesmo quando fluentes em outro idioma, os brasileiros pronunciam palavras estrangeiras sempre à sua maneira, como fazem todos os povos.

Leia na íntegra a matéria de Edgard Murano para a Revista Língua Portuguesa em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11809
(Foto: Ivo Gonzales/Agência O Globo)

Mais da metade dos professores reconhece falhas em cursos de formação, aponta pesquisa

Os cursos de formação inicial não contemplam todas as competências necessárias para ser professor, na opinião de 51% dos 3.512 educadores de ensino básico entrevistados para a pesquisa A Formação e a Iniciação Profissional do Professor. Apenas 18% disseram acreditar que as faculdades oferecem toda a capacitação necessária, enquanto 30% não tinham opinião sobre a questão.

O levantamento, divulgado hoje (22), foi elaborado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e a Fundação SM. A pesquisa ouviu principalmente (96%) professores da rede pública. Apesar de apontarem deficiências nos cursos, 57% deles acreditam que a formação inicial está diretamente ligada à qualidade do ensino.

“Os cursos de formação são bons. A questão é que eles ensinam coisas erradas, que não têm valia para a relação de ensino e aprendizagem que depois acontece na sala de aula”, disse a responsável pela análise dos dados da pesquisa, Gisela Wajskop.

Leia na íntegra a matéria de Daniel Mello para a Agência Brasil em http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/22/materia.2009-10-22.6394270066/view

"Deslizes de celebridade", artigo de Sírio Possenti

São numerosas e demoradas as discussões sobre grafia. As comissões de especialistas consomem décadas para produzir uma proposta de sistema de escrita. Por que será que quase analfabetos se sentem autorizados a julgar a capacidade de pessoas que cometem erros ortográficos, sem demonstrar competência para a análise do sistema de escrita, análise que poderia explicar a natureza e a razão do erro, mostrando, muitas vezes, que se trata de problema banal, que uma canetada pode resolver? Consideremos o caso Sasha: a filha de Xuxa informou, pelo microblog twitter, que ia filmar uma "sena". Uma multidão de seguidores saiu a campo desqualificando a inteligência da menina pela troca de c por s. O curioso é que nenhum dos que se manifestaram se preocupou em analisar o grau de sofisticação intelectual que se exige para ser seguidor ou leitor das mensagens de Xuxa!

Leia o artigo na íntegra em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11852.

"Cultura digital.br": livro para download

A cultura digital está transformando em profundidade todos os fazeres e saberes da humanidade, e o Brasil desempenha papel central nesse processo. Como já disse Richard Barbrook, um dos maiores especialistas na área, o Brasil colocou “pela primeira vez o Hemisfério Sul em posição central no debate sobre as tecnologias digitais”. Cultura digital.br, ao dar voz para importantes brasileiros em atuação na área, sobre temas como política, economia, estrutura, arte, comunicação e memória no contexto digital, se torna um livro imprescindível para todos aqueles que desejam pensar ativamente as questões e potencialidades do nosso tempo.
(Texto de divulgação)

Entrevistados: Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.
 
Para baixar o livro, clique aqui.