"Deslizes de celebridade", artigo de Sírio Possenti

São numerosas e demoradas as discussões sobre grafia. As comissões de especialistas consomem décadas para produzir uma proposta de sistema de escrita. Por que será que quase analfabetos se sentem autorizados a julgar a capacidade de pessoas que cometem erros ortográficos, sem demonstrar competência para a análise do sistema de escrita, análise que poderia explicar a natureza e a razão do erro, mostrando, muitas vezes, que se trata de problema banal, que uma canetada pode resolver? Consideremos o caso Sasha: a filha de Xuxa informou, pelo microblog twitter, que ia filmar uma "sena". Uma multidão de seguidores saiu a campo desqualificando a inteligência da menina pela troca de c por s. O curioso é que nenhum dos que se manifestaram se preocupou em analisar o grau de sofisticação intelectual que se exige para ser seguidor ou leitor das mensagens de Xuxa!

Leia o artigo na íntegra em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11852.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Excelente artigo! Os parágrafos finais apontam a natureza de outros erros da escrita e eu gostaria de saber: existe alguma publicação que faça esta análise, apontando formas adequadas de trabalharmos com diferentes "tipos" de erro na escrita?

    ResponderExcluir
  2. Conceição,

    Atualmente há muita publicação sobre gramática e ensino, com destaque para os livros de Irandé Antuntes e Luiz Carlos Travaglia.

    Porém, pensando mais especificamente nos aspectos ortográficos, sugiro você dar uma olhada em:

    MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
    PACHECO, Agnelo de Carvalho. Ortografia, teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atual, 1989.
    RUIZ, Eliana. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

    Penso que os demais participantes e visitantes deste blog possam ter outras sugestões.
    Aguardemos, pois.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Conceição! Algumas sugestões para leitura on-line:

    CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e ortografia. In:http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/2097/1749

    MARTINS, Vicente. Ensino e aprendizagem da ortografia na escola.
    In:http://www.filologia.org.br/soletras/15sup/Ensino%20e%20aprendizagem%20da%20ortografia%20na%20escola%20-%20VICENTE.pdf

    MEIRELES, E.; CORREA, J. A relação da tarefa de erro intencional com o desempenho ortográfico da criança considerados os aspectos morfossintáticos e contextuais da língua portuguesa.
    In: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/261/26111105.pdf

    ZORZI, J.L. et ali. A influência do perfil do leitor nas habilidades ortográficas.
    In:http://www.cefac.br/library/artigos/9ac5bcbbebadbc2160e2c7869d4890b7.pdf

    Livros:

    LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1991

    CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1992

    ResponderExcluir