Redes sociais alteram relação entre professor e aluno

As possibilidades de interação, pesquisa e relacionamento proporcionadas pelas novas tecnologias e redes sociais disponíveis na Internet alteram o espaço dos métodos tradicionais de ensino. Há quem acredite que a geração atual já aprende a partir de uma nova linguagem que, por sua vez, depende da interação entre alunos e professores. Sem essa interação, o processo estaria seriamente comprometido.

Segundo André Valle, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro, essa suposta nova linguagem de aprendizado depende da interação entre alunos e professores. "Se não conseguirmos sensibilizá-los, o processo de ensino fica comprometido", avalia ele. Para o professor, a partir do momento em que os alunos têm acesso a fontes de informação diversas, como as disponíveis na Internet, o papel do professor muda. "Há 15 anos o professor era a única fonte de consulta para o aprendizado. Isso não existe mais. Hoje ele é mais um facilitador do processo de conhecimento", diz Valle.

A própria visão que o aluno tem do professor estaria se modificando em vista do relacionamento entre eles já extrapolar a sala de aula e ir para o espaço virtual. Para a Margarete Lobato, professora do curso de letras da UFG (Universidade Federal de Goiás) e criadora da disciplina Internet e ensino, o professor deixa de ser um vigilante para se tornar parceiro dos alunos no desenvolvimento do conteúdo. Ao criar uma comunidade numa rede social como o Orkut, por exemplo, para discussão de temas relacionados ao conteúdo da aula, a primeira constatação de Margarete foi que houve aproximação entre alunos e professor, o que, segundo ela, não ocorre no contexto restrito da sala de aula.

Leia na íntegra a matéria de Bruno Loturco para o Portal Universia em http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=18445

Imagem: blog do GJOL.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá, Núbio, tudo bem? Sou professora de LP e estou "acompanhando" você no Twitter. Vou defender tese de doutorado mês que vem, na USP, e abordo justamente isso, essas novas relações que se criam por meio das ferramentas e redes digitais. No meu caso em particular, fiz uso da wiki, com ótimos resultados, sobretudo pela interlocução que se criou entre mim e alunos, via textos publicados na rede. Abraços! Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Legal, Jaque.

    Assim que for possível, repasse-me maiores informações sobre o seu trabalho, inclusive com formas de acesso a ele.

    Abraços,
    Núbio

    ResponderExcluir