Número temático sobre letramento da RBLA

Revista Brasileira de Linguística Aplicada - volume 12, número 4, 2012

"Neste volume, dedicado ao letramento, estão presentes estudos muito bem feitos e que geram discussões urgentes. As reflexões que esses artigos provocam enfatizam a necessidade de repensarmos a educação para que ela seja realmente inclusiva, lide com uma concepção atual e ampla da noção de letramento, seja significativa para os alunos, trabalhe com uma abordagem em que os alunos sejam sujeitos críticos, ativos e participativos nas situações cotidianas, que sempre envolvem a lida com textos escritos ou orais, impressos ou digitais dos mais diversos gêneros. Além disso, nos faz sentir a intensa necessidade de a escola se desprender de abordagens conteudistas tradicionais e práticas essencialmente individuais de aprendizagem. Nesse sentido, vários artigos nos mostram as contribuições que uma incorporação real do digital nas práticas educativas pode trazer para fazermos uma escola que desenvolva nos alunos não apenas o saber de alguns conteúdos relevantes, mas também habilidades importantes para sua participação na sociedade contemporânea, como a autonomia da aprendizagem e o trabalho colaborativo, distribuído e compartilhado entre muitas pessoas."
(Carla Viana Coscarelli - Editora)

Artigos:
 
·  Letramento: um fenômeno plural
Silva, Elizabeth Maria da; Araújo, Denise Lino de
 
·  Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
Sato, Denise Tamaê Borges; Magalhães, Izabel; Batista Júnior, José Ribamar Lopes
 
·  Letramento em foco: os usos da escrita em uma comunidade escolar em Florianópolis (SC)
Euzébio, Michelle Donizeth

·  Os jogos de linguagem no discurso infantil: implicações na constituição do letramento oral
Medeiros, Neilson Alves de
 
·  Em defesa de uma atitude poética para a interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar
Cortez, Cinara Monteiro
 
·  Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação
Buzato, Marcelo El Khouri

·  Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito
Pinheiro, Regina Cláudia; Araújo, Júlio
 
·  Oportunidades de letramento através de mineração textual e produção de fanfictions
Costa, Patrícia da Silva Campelo; Reategui, Eliseo Berni
 
·  WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço
Dias, Reinildes

·  Análise sistêmico-funcional como suporte para a leitura de textos: o caso da cerveja Devassa
Fuzer, Cristiane; Ticks, Luciane; Cabral, Sara Regina Scotta
 
·  Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras
Costa, Elzimar Goettenauer de Marins

·  Práticas de letramento docente no estágio supervisionado de letras estrangeiras
Reichmann, Carla Lynn

·  Projeto pedagógico do curso de licenciatura em inglês da UFAL: os letramentos em questão
Stella, Paulo Rogério; Tavares, Roseanne Rocha

·  Contribuições de teorias recentes de letramentos críticos para inglês instrumental
Takaki, Nara Hiroko

·  Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual
Tilio, Rogério

·  O letramento acadêmico em inglês: dificuldades na confecção da sessão introdução de artigos acadêmicos
Ferreira, Marília Mendes

Acesse os artigos em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1984-639820120004&lng=pt&nrm=iso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário