Simpósio Internacional de Literatura e Informática na UFSC


O I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática, a ser realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, é organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) também da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O evento envolverá professores e pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Université Paris 8 – França; Universidade Fernando Pessoa – Portugal; Sophia Antipolis – Nice; Universidad Complutense de Madrid.

I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática pretende dar sequência aos avanços obtidos quando da realização dos quatro Simpósios que o antecederam (2003-UERJ, 2005-UFSC, 2007-UEL, 2010-UFSC), bem como inicia a expansão desses debates para além das fronteiras políticas e territoriais do nosso país, consolidando parcerias internacionais.

Nas ocasiões dos Simpósios mencionados, além da apresentação dos trabalhos e da discussão dos temas programados, o principal resultado foi o fortalecimento de um grupo de pesquisadores, de várias universidades brasileiras, interessados em avançar nas reflexões e nas pesquisas nessa área da Literatura e da Informática. E ressalte-se que, além dos participantes de então, outros pesquisadores vieram, também, somar-se àqueles primeiros, dentre os quais, pesquisadores de fora do Brasil.

As quatro primeiras edições do Simpósio atuaram efetivamente nessa tarefa de consolidar a interface Literatura e Informática como campo epistemológico nas Letras e também nas Artes. E, a exemplo do que ocorre em todo campo de reflexão que se pretende efetivar dentro de um domínio de grande tradição, como o da literatura, a internacionalização dos debates torna-se imprescindível. Por isso estamos propondo um evento que conte doravante com pesquisadores de Literatura e Informática de outros países que são reconhecidos, e nos servem de referência, por atuarem na consolidação dessa linha de pesquisa. No caso da próxima edição, a realizar-se em novembro de 2012, contaremos com professores, pesquisadores e artistas do meio digital que atuam na França, em Portugal e na Espanha.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário