"Testemunhamos, na última década, crescimento significativo do número de pesquisas sobre as práticas escritas no contexto do estágio supervisionado, sobre os gêneros que podem ser mobilizados, sobre os letramentos que ai são instaurados. Do ponto de vista político-acadêmico, essa linha de pesquisa está ganhando espaço no concorridíssimo mundo da pesquisa financiada. Este volume é um exemplo disso. Trata-se de um conjunto de trabalhos produzidos por pesquisadores participantes do Grupo de Pesquisa que se denomina, justamente, Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados, ao qual pertencem os autores desta obra, um grupo de pesquisadores interessados em investigar narrativas escritas na formação inicial de professores nas disciplinas de Prática de Ensino ou Estágio Supervisionado Obrigatório, em diversas licenciaturas do país. O estágio, entendido como espaço de interação, de letramento e de pesquisa, é um espaço muito fértil, relativamente novo no cenário nacional que permite, como nenhum outro espaço no curso de formação, observar e guiar a contínua passagem do aluno de uma esfera de atividades que exige práticas letradas acadêmicas, para outra, a profissional escolar, que demanda outras práticas. Os trabalhos reunidos neste livro nos mostram claramente o potencial desse espaço no qual concorrem três esferas de atividades distintas, criando oportunidades formativas para que o aluno estagiário se torne professor, via letramento, por meio do adensamento de suas práticas de escrita experencial e reflexiva."
(Angela Kleiman)
SILVA, Wagner. R.
(Org.) . Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no
estágio supervisionado da licenciatura. Campinas: Pontes Editores, 2012.
329 p. R$ 45,00.
Adquira o livro em http://www.ponteseditores.com.br/verproduto.php?id=496.