Recursos educacionais abertos (REA) tornam a aprendizagem colaborativa uma realidade

Inspirado no movimento do software livre e com a intenção de utilizar todo o potencial informacional e colaborativo da internet, surgiu em 2007 um movimento que defende a produção de recursos educacionais abertos (REA). No Brasil, a iniciativa ganhou forma no ano seguinte e de lá para cá tem se reproduzido em diversos formatos. 


Bianca Santana
(Foto de Mauro Pausini)
Os conteúdos disponibilizados na web vão de planos de aulas a tutoriais de experimentos científicos, e até mesmo estratégias pedagógicas usadas em outros Estados ou países ficam à disposição de docentes em diversos sites brasileiros e estrangeiros. “É um material produzido e utilizado para educação, publicado na internet, com formato e licença livres, e que permite reutilização”, reforça Bianca Santana, coordenadora do projeto REA-Brasil, o qual integra o portfólio de ações da comunidade REA. (...)


Alguns sites de recursos abertos para uso na educação:


Leia na íntegra a matéria de Andressa Rovani para o Instituto Claro em http://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/recursos-educacionais-abertos-tornam-a-aprendizagem-colaborativa-uma-realidade/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário