IX SMELP - Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa da FEUSP

O IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (IX SMELP), a ser realizado no período de 29 a 30 de setembro de 2010, na Faculdade de Educação da USP, propõe abrir um espaço para a discussão sobre como linguagens e repertórios culturais são (e podem ser) incorporados no currículo da formação docente e no currículo do cotidiano das práticas de ensino de língua, com base nas seguintes questões:

• como lidar com a tensão entre conteúdos tradicionais e cultura contemporânea, incluindo as novas tecnologias?
• quais os desafios didáticos que as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais colocam para a sala de aula de língua portuguesa, bem como para os demais espaços em que as práticas escolares ocorrem, como a Biblioteca Escolar ou Sala de Leitura e o Laboratório de Informática?
• qual a formação inicial possível para incorporar as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais ?
• como contemplar os desafios mencionados na prática do estágio em docência?
 
Inscrições:
COM apresentação de trabalho: de 1º de julho até 15 de agosto de 2010;
SEM apresentação de trabalho: de 1º de julho até 29 de setembro de 2010.

Maiores informações: http://www2.fe.usp.br/~lalec/smelp2010/index.html

"Universidade federal não olha o mercado", diz professor

O professor e economista Jorge Madeira Nogueira, da Universidade de Brasília, afirma que o Ministério da Educação é capaz de impedir o temido "apagão" de mão de obra qualificada no Brasil.

O MEC, diz, precisa fechar os cursos baratos das universidades federais e transferi-los para as faculdades privadas. As federais ficariam só com os cursos que formam profissionais estratégicos para o crescimento do país.
[...]

- Não é perigoso deixar as universidades federais formando só para o mercado?
- Não é pecado. É claro que as federais não devem formar só o que o mercado quer, mas também não devem formar só o que o mercado não quer. A esquerda tem um ranço de que é preciso formar universitários com uma visão humanística, mas assim deixa-se o mercado a ver navios. Não me venham com o papo de que 70 federais de péssima qualidade geram pensamento. O governo pode deixar um grupo menor [de universidades] com qualidade fazendo esses novos pensamentos. Quando se quer todas as universidades fazendo tudo, elas ficam medíocres.

Leia o restante da entrevista concedida a Ricardo Westin em http://www1.folha.uol.com.br/saber/758880-universidade-federal-nao-olha-o-mercado-diz-professor.shtml

Chamada de trabalhos: Revista TLA - Linguagens e Tecnologias

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O NÚMERO DA REVISTA TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA DEDICADO AO TEMA 'LINGUAGENS E TECNOLOGIAS - DEBATES CONTEMPORÂNEOS NO CAMPO APLICADO'


Os artigos devem ser submetidos através do site da revista (http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/tla/about/submissions) até 15 de agosto de 2010 e serão avaliados em função dos parâmetros já estabelecidos pela revista e da contribuição para os debates contemporâneos sobre o tema.

Inês Signorini e Marilda Cavalcanti
Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP

No ENANPOLL

Nesta quinta-feira (01/07) estarei em Belo Horizonte no XXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ENANPOLL), participando das discussões do GT de Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem.


SELISIGNO e Simpósio de Leitura da UEL: inscrições prorrogadas

Prezados colegas e alunos,

Comunicamos que o prazo de encerramento das inscrições (com apresentação de trabalho) para o VII SELISIGNO e VIII Simpósio de Leitura da UEL foi prorrogado para 5 de julho.

Obrigada,

Profa. Dra. Loredana Límoli
Coordenadora Geral

Para maiores informações, acesse o site www.uel.br/eventos/selisigno.

SELISIGNO e Simpósio de Leitura da UEL: inscrições abertas

As inscrições com apresentação de trabalho para o VII SELISIGNO (Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação) e VIII Simpósio de Leitura da UEL estão abertas até o dia 30 de junho.

O evento será realizado no período de 22 a 24 de setembro no CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas).

Para maiores  informações, acesse o site www.uel.br/eventos/selisigno

"Letramento digital e formação profissional na graduação": palestra na FEATI

Nesta quinta-feira (10/06), às 20h, estarei proferindo a palestra "Letramento digital e formação profissional na graduação" dentro do Ciclo de Palestras promovido pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI), em Ibaiti (PR).

Plataforma para conectar escolas de todo o país é lançada em SP

Uma plataforma digital de educação que busca conectar escolas públicas e privadas de todo o país foi lançada nesta terça-feira (1/6), no Itaú Cultural, em São Paulo (SP). Por meio do Palco Digital estudantes poderão divulgar atividades culturais de suas escolas e comunidades. O objetivo do projeto é que cada instituição de ensino interessada em participar crie um blog para postar textos informativos.

Idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, o Palco Digital foi inspirado no site Catraca Livre – projeto de jornalismo educativo que reúne atrações culturais gratuitas e a preço popular da região metropolitana de São Paulo. “A ideia é unificar as experiências culturais na Internet, pois percebemos que o jovem quer se expressar. Então, a tecnologia das redes digitais vai disseminar essas informações”, afirmou o jornalista. Também participaram da constituição do projeto o Instituto Faça Parte e a Associação Cidade Escola Aprendiz.
[...]

Além das escolas, podem criar blogs e participar do Palco Digital as secretarias de educação e comunidades interessadas.

Leia na íntegra a matéria de Desirèe Luíse para o Portal Aprendiz em http://aprendiz.uol.com.br/content/trohijuspo.mmp

VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (UERN-Campus Pau dos Ferros)

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anuncia a realização do VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA (VII CMELP), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros – RN/Brasil, no período de 11 a 13 de agosto de 2010.

Com a proposta de discutir o tema “O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias”, o VII CMELP tem como objetivo principal potencializar reflexões e ações que contribuam para o debate acerca dos conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. O VII CMELP configura-se como um evento de natureza interdisciplinar e interinstitucional, promovido pelo Projeto de Cooperação Acadêmica – PROCAD/2008 (UFMA, USP e UERN), através dos Departamentos de Educação e de Letras do CAMEAM/UERN, constituindo-se num espaço de discussão acerca das investigações e experiências relativas ao campo das Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa (MELPs) dessas e de outras instituições de ensino superior do país.

Sendo assim, o VII CMELP inclui em sua programação conferências, palestras, mesas-redondas, Grupos de trabalho (GTs) para apresentação de comunicações orais, minicursos, oficinas e atividades culturais, tornando-se, portanto, um espaço aberto a pesquisadores da área, professores universitários e da educação básica, alunos de graduação e de pós-graduação e à comunidade, interessados em discutir e compreender a problemática que recobre o campo das MELPs.

O evento está organizado em quatro eixos temáticos, todos vinculados ao ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, abaixo descritos:
- Formação profissional;
- Prática Docente;
- Conteúdos e metodologias de ensino;
- Diretrizes nacionais e documentos oficiais do ensino.

Inscrições com submissão de trabalhos:
1) Envio de Resumo para os coordenadores dos GTs: De 10/maio a 30/junho/10.
2) Recebimento da carta de aceite pelos coordenadores de GTs: De 30/maio a 05/julho/10
3) Inscrição (com carta de aceite, ficha de inscrição, recibo de pagamento e trabalho completo), para o e-mail: viicmelp@yahoo.com.br - De 16 de junho a 17 de julho de 2010.

Inscrições sem submissão de trabalhos:
1) Inscrição no evento (Para participação em conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos ou oficinas) - De 01 de junho a 30 de julho de 2010.

Maiores informações: http://viicmelp.blogspot.com/