Uma avaliação a ser avaliada: artigo de Gabriel Perissé sobre o Pisa 2009

Os resultados do Pisa 2009 (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) continuaram a registrar que a educação brasileira, especialmente nas escolas públicas, apresenta deficiências que só serão superadas com tempo, investimento e muito trabalho.

Contudo, houve um avanço. Pequeno, mas significativo. O que deveria nos poupar de espantos e escândalos.

Comparações podem ajudar. No Pisa 2000, a média brasileira em leitura era de 396 pontos. A Finlândia (primeiro lugar) obteve 548 pontos. O México, para escolhermos um país latino-americano próximo a nós, alcançou 428 pontos. Uma década depois, analisando de novo as médias com relação à leitura, o Pisa 2009 mostra Finlândia (agora em terceiro lugar) com 536 pontos; México, com 425 pontos. E o Brasil, com 412 pontos.

México e Finlândia perderam pontos. Já o Brasil ganhou, e melhorou sua situação, em percurso acidentado, conforme o quadro abaixo:


Estes resultados devem conduzir ao realismo. De nada adiantam comentários batidos sobre a catástrofe educacional. [...]

O realismo recomenda atitude equilibrada, com ânimo de luta. Avaliemos a avaliação. A evidente melhora, por modesta que seja, revela os esforços concretos, por parte do MEC e das secretarias de Educação. O essencial, neste momento, além de divulgar dados, é mostrar os pontos em que devemos concentrar nossa atenção. E que decisões devemos tomar? Que decisões as famílias, os governantes, os professores, os jornalistas devem tomar?

Cada um seu âmbito. As famílias devem assumir sua tarefa básica (óbvia e tão necessária) de acompanhar e incentivar os filhos. Aos professores, cabe cuidar de sua própria formação. Ninguém dá aquilo que não tem. Professores que não gostam de ler dificilmente formarão leitores. Quanto à mídia, cabe aos seus profissionais evitar a lamentação fácil e descobrir o porquê de nossas claudicações educacionais.

Leia na íntegra o artigo no Observatório da Imprensa em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=620CID001
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