"Gêneros de discurso nos livros didáticos de português: formação para os multiletramentos?": palestra de Roxane Rojo ao vivo pela Rádio FaE-UFMG

Como os diferentes gêneros do discurso são incorporados pelos livros didáticos e pelos próprios professores em sala de aula? Esse é o tema que será discutido no próximo Ceale Debate, no dia 10 de agosto, às 19h30, na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. A conferencista convidada é a professora de linguística aplicada da Universidade Estadual de Campinas, Roxane Rojo. Ela irá fazer a palestra Gêneros de discurso nos livros didáticos de português: formação para os multiletramentos?.

Desde a década de 1990, com as mudanças nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os gêneros foram incorporados no ensino da língua portuguesa. No entanto, isso nem sempre é feito de maneira satisfatória. “A maioria dos livros dá atenção à forma ao invés de trabalhar com os gêneros enquanto objetos de ensino”, critica Roxane Rojo.

Segundo a professora, os livros impressos são insuficientes para se trabalhar com o multiletramento, pois não comportam conteúdos multimodais (como imagens, músicas e vídeo), o que prejudica a exploração dos diversos gêneros do discurso. “Muitas vezes o problema está na utilização do professor, que reduz a análise de um quadrinho, por exemplo, a uma narrativa”, afirma.

Além de professora, Roxane Rojo é pesquisadora do Grupo Livro Didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Produção, Perfil e Circulação (LDP-Properfil), composto também pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e por pesquisadores do Ceale. O LDP-Properfil estuda os livros didáticos de língua portuguesa e de alfabetização no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), as características pedagógicas e discursivas, produção, circulação, bem como as políticas e legislação que os regem .

As conferências do Ceale Debate são gratuitas e não é necessário se inscrever para participar. As palestras serão transmitidas ao vivo pela Radio FaE, via internet.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário