Convite para participação em simpósio no InPLA-SIL 2013

Durante o InPLA-SIL 2013 http://inplasil2013.com.br/, estaremos coordenando o seguinte simpósio:

NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO E FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS, EXPERIÊNCIAS, PESQUISAS 
(Cod. SIMP454020)

RESUMO: Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), têm tensionado tanto o ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto a formação de professores em Letras. Neste contexto, são inevitáveis rediscussões das concepções de linguagem e de aprendizagem, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e instâncias formativas emergentes. Encontramos mudanças significativas nas práticas de leitura e escrita que influem no cotidiano de professores/as e alunos/as, através da adesão às novas tecnologias de informação como forma de interação e ensino de língua materna. Além disso, os espaços formativos tradicionais têm sido rediscutidos, tendo em vista uma série de modificações em suas práticas de ensino, relacionadas, dentre outras questões, à difusão dos cursos a distância, que abrem oportunidades para que os/as alunos/as possam cursar desde a graduação e pós-graduação a distância até as inúmeras possibilidades de formação continuada e atividades de extensão. Nesse sentido, este simpósio tem por objetivo acolher relatos de experiência e pesquisas voltadas para o ensino básico ou superior, nos quais as novas tecnologias tenham sido objeto de investigação/ferramenta de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa, e debater sobre os impactos das novas tecnologias para o ensino, identidade e/ou pratica social.

PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; ensino de língua portuguesa; formação de professores.

Convidamos pós-graduandos, mestres e doutores interessados no tema deste simpósio a submeterem resumos de Comunicação Oral no período de 15/03 a 10/06/2013.

Atenciosamente,

Núbio Delanne Ferraz MAFRA (UEL)
José Ribamar Lopes BATISTA JÚNIOR (UFPI)




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário