Chamada para publicação na Pesquisas em Discurso Pedagógico (Qualis B3)


Convidamos a todos a contribuir para o próximo número da revista eletrônica Pesquisas em Discurso Pedagógico, vinculada ao IPEL/Departamento de Letras da PUC-Rio. 

No escopo da revista, são diversos os temas, incluindo interação em sala de aula, práticas pedagógicas, formação do professor, materiais didáticos, novas tecnologias, multimodalidade, educação especial e à distância, gêneros discursivos no ensino-aprendizagem, e outros temas pertinentes ao contexto de ensino de línguas estrangeiras e de português como língua materna.

Aceitaremos a submissão de trabalhos até 30 de março de 2012. Os mesmos poderão ser enviados para o e-mail: revistadoipel@puc-rio.br

Maiores informações e as normas para publicação dos trabalhos encontram-se no link da revista http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_discurso.php?strSecao=INDEX .

Grata,
As Editoras

Concurso Ensino da Língua Portuguesa - UFMG

Concurso Ensino da Língua Portuguesa - DMTE
Área de Conhecimento; ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Edital Nº 680 de 10/11/2011
Número de vagas: 01 (uma)
Titulação exigida: Doutor, com um dos diplomas em Letras (graduação, mestrado e doutorado)
Inscrições: de 16/11/2011 até 14/03/2012
Horário: 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30 horas
Informações: (31) 3409-5320 | secgeral@fae.ufmg.br | http://www.fae.ufmg.br/pagina.php?page=Concurso

Abertas as inscrições para o 23º FALE - Fórum Acadêmico de Letras, na UFPA


O FALE (Fórum Acadêmico de Letras) é um evento anual promovido pela ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras) em parceria com uma universidade-sede. A cada ano, a próxima sede do FALE é escolhida em assembléia, durante o evento. Em 2012, o 23º FALE será realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), na cidade de Belém, nos dias 07, 08 e 09 de junho (Corpus Christi).

O FALE tem como objetivo traçar metas de pesquisa para o aluno da graduação em Letras, constituindo-se como um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Desse modo, estabelece com a Universidade um caráter de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, tendo como prioridade a inserção do acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa. As conferências, mesas-redondas e oficinas acontecem em torno das políticas e experiências de pesquisa. E, nestas, tanto professores como estudantes são convidados a traçarem, juntos, planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino-pesquisa-extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras.

No FALE, todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

Valores das inscrições:
Até 31 de março: R$ 40,00
De 01 a 30 de abril: R$ 45,00
De 01 a 15 de maio: 50,00

Maiores informações: http://www.23fale.ufpa.br/

X CELSUL: chamada para submissão de GT


Cascavel, 20 de dezembro de 2011
  
1ª CIRCULAR
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE TRABALHO
(GRUPO TEMÁTICO-GT)
  
Convidamos todos os pesquisadores das áreas de Linguística e Linguística Aplicada a propor e coordenar trabalho no X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil (CELSUL).
O CELSUL é uma associação que surgiu com o objetivo de aproximar os linguistas que atuam nas universidades da Região Sul do Brasil. Hoje, devido à expansão de suas atividades reveladas em cada encontro, conta com a participação de pesquisadores não apenas do Sul, mas também de todo o Brasil. Assim, seus encontros procuram oferecer um espaço de discussão e divulgação da produção científica regional e nacional nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada. Além disso, os encontros do CELSUL têm tentado se caracterizar como um fórum multidisciplinar, de interação entre linguistas e estudiosos de áreas afins.
O próximo encontro do CELSUL ocorrerá no período de 24 a 26 de outubro de 2012, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel/PR. O evento tem a seguinte programação preliminar:

24 de Outubro
25 de Outubro
26 de Outubro
Conferência de Abertura
Painéis
Grupos Temáticos
Mesas Redondas
Grupos Temáticos
Palestras
Grupos Temáticos

Nesta oportunidade, convidamos os professores doutores a submeter proposta de Grupo Temático, conforme as Linhas Temáticas e as normas definidas abaixo.


LINHAS TEMÁTICAS DO EVENTO
Análise do discurso
Aquisição da linguagem
Dialetologia e geolinguística
Estudos da tradução
Fonética e fonologia
Gêneros discursivos e textuais
Historiografia da linguística
Leitura
Letramento
Lexicologia, lexicografia e terminologia
Linguagem e mídia
Linguagem e trabalho
Línguas indígenas
Linguística aplicada e ensino de L1
Linguística aplicada e ensino de L2
Linguística histórica
Linguística textual
Morfologia
Neurolinguística
Política linguística
Pragmática
Processamento linguístico
Semântica
Semiótica
Sintaxe
Sociolinguística

INFORMAÇÕES E NORMAS PARA A PROPOSIÇÃO DE GRUPOS TEMÁTICOS (GT)
1- Os Grupos Temáticos devem ser organizados e propostos por 2 ou mais professores doutores, de diferentes instituições de ensino superior do Brasil ou Exterior.
2- As propostas de Grupos Temáticos devem ser encaminhadas para o e-mail: xcelsul@gmail.com, conforme as normas abaixo descritas, diretamente para a Comissão Organizadora do X CELSUL, até 20 de fevereiro de 2012.
3- A Comissão Organizadora divulgará os GTs aprovados até 10 de março de 2012.
4- O prazo final para o pagamento de inscrição dos Coordenadores de GTs é 30 de março de 2012.
5- O período de submissão de comunicações orais para os Grupos Temáticos será de 20 de março a 30 de abril de 2012.
6- Os Coordenadores de Grupos Temáticos terão até 10 de maio de 2012 para avaliar as propostas de comunicações orais recebidas e para apresentar a composição final de seus GTs.
7- Os textos completos devem ser enviados aos coordenadores de GTs até 10 de julho de 2012. Somente terão os textos publicados nos Anais do X CELSUL os inscritos que confirmarem a participação com o pagamento da taxa de inscrição.
8- O último prazo para o pagamento da taxa de inscrição será 20 de julho de 2012.

IMPORTANTE:
- Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos (autoria e coautoria) nos GTs, e cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores.
- Os Coordenadores de GTs serão responsáveis pelo recebimento dos resumos e pela emissão de pareceres de aprovação ou não aprovação (mínimo de 10 e máximo de 20 trabalhos em cada GT).
- Os GTs que não receberem o mínimo de inscritos serão agrupados, de acordo com os critérios da Comissão Organizadora.
- A composição dos GTs será divulgada até 1º de setembro de 2012.
- Estarão sob responsabilidade dos Coordenadores de GTs a avaliação e a revisão dos textos submetidos à publicação nos Anais do X CELSUL.
- A Comissão Científica do X CELSUL será composta pelos membros da Comissão Organizadora e pelos Coordenadores de Grupos Temáticos.
  
NORMAS PARA A PROPOSIÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO (COORDENADORES)
O resumo da proposta do GTs deverá conter:
a) Título
b) Nome dos Coordenadores, titulação, instituição de origem e CPF
c) Dados para contato (e-mail, telefone e endereço para correspondência)
d) Resumo com 3000 a 4000 caracteres (com espaço), contendo ementa do Grupo Temático proposto, seguido de 3 palavras-chave
e) Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples

Maiores informações sobre o CELSUL em http://www.celsul.org.br/

Segundo número da Práticas de Linguagem



Já está no site o segundo número da Revista Práticas de Linguagem (jul/dez de 2011) (www.ufjf.br/praticasdelinguagem).

Nesta edição, contamos com relatos de experiência de autores de diversas regiões do país.
Na seção Entrevista, Artur Gomes de Morais (UFPE) trata de questões sobre ortografia.
Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ) escreve na seção Fale para o professor.
Há ainda resenhas e artigos na edição.

Visite o site do Grupo FALE, com noticias de 2012 (www.ufjf.br/fale).

Atenciosamente,

Grupo de Pesquisa FALE
UFJF

Revista Contemporânea de Educação: dossiê temático sobre alfabetização, letramento, leitura e escrita


Clique na imagem para acessar



CIELLI 2012 (UEM): inscrições abertas

Temos a satisfação de informar que estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos em simpósios do II CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.

O evento ocorrerá de 13 a 15 de junho de 2012 na UEM.
O prazo para envio de resumos para os simpósios vai de 06/02/2012 a 10/04/2012 com os seguintes valores:

  • Alunos da graduação com trabalho = R$ 60,00;
  • Alunos da graduação sem trabalho = R$ 40,00;
  • Alunos da pós-graduação sem trabalho = R$ 80,00;
  • Alunos da pós-graduação com trabalho = R$ 100,00;
  • Demais participantes sem trabalhos = R$ 100,00;
  • Demais participantes com trabalhos = R$ 120,00;
  • Taxa de inscrição para minicurso = R$ 15,00.

Para maiores informações, acessem o site www.cielli.com.br

Esperamos contar com a presença de vocês.

A Comissão Organizadora

18º COLE Congresso de Leitura do Brasil



III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil



PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO

Submissões de resumos: até 30 de abril de 2012

Local: PUCRS – Porto Alegre – Brasil

Coordenadoras:
Dr. Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS)
Dr. Eliana Yunes Garcia (PUCRio / Cátedra UNESCO)

Conversas paralelas, celulares, bilhetinhos…



Uma ampla discussão toma conta dos bancos escolares: a tecnologia veio para auxiliar no ensino ou está atrapalhando as aulas e distraindo os alunos? Educadores analisam e buscam alternativas para conciliar o fácil e rápido acesso aos recursos tecnológicos às práticas pedagógicas. O objetivo: minimizar os efeitos e fazer com que o aluno ainda preste atenção naquela aula onde quadro, giz e um bom livro ainda merecem comparecer.

Mas a grande questão é: será que a distração na escola surgiu apenas com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação? Controlar as conversas paralelas,as risadas e a troca de bilhetinhos é um exercício diário de domínio da classe. E não é de hoje. O problema é que a tecnologia é atraente, e mesmo quando não permitida oficialmente em sala de aula, é a grande promotora da distração entre os estudantes. Um bom celular permite ao aluno acessar seus e-mails, frequentar redes sociais, ‘twittar’ durante aquela explicação na aula de Química, ou Matemática, ou qualquer outra disciplina que possa ser considerada menos interessante.

Leia na íntegra a matéria de Talita Moreno em http://www.revistapontocom.org.br/destaques/conversa-paralelas-celulares-bilhetinhos.