22º FALE Fórum Acadêmico de Letras, na UNIR Vilhena (RO)

O FALE, Fórum Acadêmico de Letras, é um evento promovido pela ANPGL, Associação Nacional de Pesquisa na Graduação e Letras, que a cada ano acontece em uma Universidade, tendo como objetivo traçar metas de pesquisa para o aluno da graduação em Letras. Neste ano, realiza-se em parceria com o GEPEC – Grupo de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea (UNIR Vilhena). O FALE é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Desse modo, o Fórum estabelece com a Universidade um caráter de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, tendo como prioridade a inserção do acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa. Daí, as conferências e mesas-redondas acontecerem em torno das políticas e experiências de pesquisa. E, nestas, tanto professores como acadêmicos são convidados a traçarem, juntos, planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras. No FALE, todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 23 a 25 de junho de 2011

PRAZOS
Prazo final para proposição de oficinas: 30 de maio
Prazo final para inscrição de proposta de comunicação: 1º de junho
Data limite para divulgação das oficinas aceitas: 03 de junho
Data limite para divulgação das comunicações aceitas: 06 de junho


VALORES
Inscrições até 1º de maio: R$35,00
Inscrições até 1º de junho: R$40,00
Inscrições até 23 de junho: R$50,00


Chamada de Trabalhos: Linguagens e Diálogos (número temático: Linguagem e Tecnologia)


Linguagens e Diálogos convida a todos a contribuir para seu próximo número temático (2011/1): Linguagem e Tecnologia.

A data-limite para submissão de trabalhos é 15 de junho de 2011.

Os textos devem ser enviados para o email linguagensedialogos@gmail.com. O assunto do email deve ser: "Submissão de trabalho (2011/1)".

Antes de enviar seu trabalho, certifique-se de ter consultado as normas de publicação e o modelo com a diagramação do texto.

Uso pedagógico do Datashow, artigo do Prof. JC

No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez.

Claro, todos adoramos o cinema, e a escola não poderia deixar de usar também essa tecnologia.

Algumas escolas públicas, do tempo em que a burguesia estudava nelas e o estado investia no ensino dos poucos que a frequêntavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com projetores de cinema.

Eu estudei em uma delas! Idos tempos que não voltarão jamais.

Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos, como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros. (...)

[O episcópio] era usado para projetar as páginas de um livro (coisa rara naquele tempo) diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho.

E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de projeção chegou ao projetor de slides multimídia, também conhecido como Datashow. É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos pedagógicos que podemos fazer dele.

Capítulos do artigo:
- Requisitos de hardware para usar o datashow;
- Requisitos “do ambiente” para usar o datashow;
- Requisitos pedagógicos para usar o datashow;
- Uso do datashow como ilha de edição de vídeo;
- Uso do datashow como projetor de slides;
- Uso do datashow como ferramenta interativa;
- Uso do datashow como internet compartilhada;
- Uso do datashow pelos alunos;
- Alguns exemplos de uso possível do datashow em situação de aula;
- Além de usar também é preciso cuidar;
- Conclusões e reflexões sobre o uso do datashow.