Uso pedagógico do Datashow, artigo do Prof. JC

No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez.

Claro, todos adoramos o cinema, e a escola não poderia deixar de usar também essa tecnologia.

Algumas escolas públicas, do tempo em que a burguesia estudava nelas e o estado investia no ensino dos poucos que a frequêntavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com projetores de cinema.

Eu estudei em uma delas! Idos tempos que não voltarão jamais.

Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos, como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros. (...)

[O episcópio] era usado para projetar as páginas de um livro (coisa rara naquele tempo) diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho.

E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de projeção chegou ao projetor de slides multimídia, também conhecido como Datashow. É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos pedagógicos que podemos fazer dele.

Capítulos do artigo:
- Requisitos de hardware para usar o datashow;
- Requisitos “do ambiente” para usar o datashow;
- Requisitos pedagógicos para usar o datashow;
- Uso do datashow como ilha de edição de vídeo;
- Uso do datashow como projetor de slides;
- Uso do datashow como ferramenta interativa;
- Uso do datashow como internet compartilhada;
- Uso do datashow pelos alunos;
- Alguns exemplos de uso possível do datashow em situação de aula;
- Além de usar também é preciso cuidar;
- Conclusões e reflexões sobre o uso do datashow.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário