Prorrogação da chamada de trabalhos: Revista Signum - Tema: "Formação de Professores para o Ensino de Línguas"


SOLICITAMOS A DIVULGAÇÃO DESTA INFORMAÇÃO:
Em função de ajustes no Portal de Periódicos Científicos da UEL, que deverão ser concluídos ainda nesta semana, fica prorrogado até o dia 30 de abril o prazo para submissão de artigos para a revista Signum v. 14, n. 1, a ser publicada no primeiro semestre de 2011, com o tema "Formação de Professores para o Ensino de Línguas".
O link é http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum e a submissão online.
A Signum está classificada como Qualis B1.

Profa. Telma Nunes Gimenez
Prof. Núbio Delanne Ferraz Mafra
(Organizadores)

Guia do livro didático de 2012 já está na Internet

ASCOM-FNDE (Brasília) – Já está no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Internet o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012, que traz o resumo das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para uso dos alunos das escolas públicas de ensino médio a partir do próximo ano. Com o guia em mãos, professores e diretores podem conhecer os livros e debater quais são os títulos mais adequados ao seu sistema pedagógico. (...)
A escolha engloba todas as disciplinas do ensino médio, como português, matemática, física, química, biologia, geografia e história. A novidade deste ano para essa etapa de ensino é o fornecimento de livros de língua estrangeira (inglês e espanhol), filosofia e sociologia.

Acesse o material em
http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico

VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, na UERJ

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS
práticas/teorias sociais na contemporaneidade


Local e data:
UERJ, 6 a 9 de junho de 2011
Inscrição de trabalhos (comunicações): até 16 de abril de 2011

CELLIP na UEL: primeiras informações

XX SEMINÁRIO DO CELLIP –  Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná
25 ANOS
DATAS IMPORTANTES
1. Realização do Seminário: 25, 26 e 27 de outubro de 2011 (de terça a quarta-feira), na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

2. Inscrições com apresentação de trabalho: de 4 de abril a 3 de junho, na página do evento http://cellip25anos.blogspot.com/ (resumo de 150 a 200 palavras)

3. Inscrições como ouvinte: de 4 de abril até a data do evento

4. Envio de artigo completo para a publicação: até 10 de junho (10 a 12 páginas), pelo e-mail cellip25anos@gmail.com
BREVEMENTE, MAIORES INFORMAÇÕES NA PÁGINA DO EVENTO: http://cellip25anos.blogspot.com/
OU PELO TWITTER: http://twitter.com/cellip25anos

Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre


Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. (...)

Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede. (...)

Parceria — A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças. Orientador educacional em uma das escolas que testaram o projetor ProInfo no Distrito Federal, o professor Wellinton Maciel acompanhou de perto a parceria responsável pela criação do dispositivo. “Os professores sugeriram mudanças no peso, no formato e até mesmo na posição da tomada”, revela.

O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.



Leia a matéria na íntegra em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16323

"E tem pesquisa em Letras?!": matéria da revista Língua Portuguesa



Nunca esqueci três situações que presenciei em minha vida como professor e pesquisador: a primeira foi quando ainda era bolsista de iniciação científica, fui entregar meu relatório mensal na secretaria da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa e um aluno de um curso das ciências exatas ficou surpreso em me conhecer: “Não sabia que havia pesquisa em Letras”. Aquilo foi como uma ofensa para o meu ego.

A segunda situação foi quando já era mestrando e estava no estágio docente. Meu orientador estava dando aula para o primeiro semestre e eu estava no canto, como auxiliar. Foi quando um aluno perguntou ao meu orientador se, além de dar aula, ele trabalhava. Parece brincadeira, mas o professor, talvez sem entender, respondeu que também trabalhava com pesquisa. Mas o aluno insistiu e meu orientador disse que fazia parte de seu trabalho pesquisar, produzir ciência.

Por fim, a terceira, eu passo cotidianamente em meu trabalho, alunos que, quando vão pesquisar algo (na internet, por exemplo) não conseguem achar nada que atenda às suas necessidades.

Essas situações me fizeram refletir sobre como a pesquisa em nossa área tem sido relegada a uma obrigação acadêmica para os alunos e, quando tanto, levada a sério por poucos. Na esperança de que, divulgando alguns sites de grupos de pesquisas e eventos, esse problema possa ser minimizado exporei aqui alguns comentários sobre tais sites. Também serão mencionadas, nas próximas páginas, algumas sugestões de como dar os primeiros passos rumo à produção de conhecimento. É claro que este texto não supre todas as necessidades de um pesquisador, mas acredito que possa servir como pontapé inicial.

Leia na íntegra a matéria de Francisco Edmar Cialdine Arruda e LETENS para a revista Língua Portuguesa em http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/27/artigo206870-1.asp

Twitter para ensinar literatura

Um dos maiores desafios que os educadores encontram para levar as TICs para a sala de aula está em aliar conteúdos curriculares ao uso pedagógico das ferramentas digitais. Uma experiência realizada no colégio Hugo Sarmento, em São Paulo, é um bom exemplo. 

Trata-se de uma oficina que deve ser repetida neste ano, quando o Concretismo voltar a ser trabalhado em sala de aula. Ao ensinar técnicas narrativas e poesia deste movimento artístico para alunos da sétima série, o professor Tiago Salles usa o Twitter (http://www.twitter.com/hs_micro_contos) para apresentar as possibilidades de construção dos textos curtos.

Na experiência mais recente, Salles organizou, com a diretoria do colégio particular, uma oficina de microcontos para o Twitter, ou seja, histórias com começo, meio e fim narradas com os 140 caracteres. Ele conta que a recepção dos alunos foi excelente: “No começo, eles se sentiram desestimulados, achavam que não seriam capazes de realizar as atividades propostas”.

No entanto, com o decorrer da oficina, foram se adaptando, e a percepção da turma sobre a rede de microblogs mudou. “Muitos achavam o Twitter algo inútil e passaram a olhar a ferramenta de outra maneira, eles ficaram instigados”, diz. Salles conta também que a ideia veio de diversas inspirações, como a obra Dois Palitos do autor Samir Mesquita e de oficinas literárias das quais participou.


Leia a matéria na íntegra em http://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura/

I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - na UFU


O I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - tem por objetivo promover uma reflexão em torno do ensino de Língua Portuguesa, configurando-se como mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa que compõem as áreas desse ensino.

 O SIELP, no ano de 2011, reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em conferências, mesas-redondas e comunicações orais, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostrando o que há de novo no ensino de nossa língua.

O período de inscrição de comunicação em grupo temático é de 15/01/2011 até 15/03/2011. 

Maiores informações: http://www.ileel.ufu.br/sielp/