Professores aprendem a utilizar TICs em sala de aula

Segundo Leila Dias (em pé), educadores têm dificuldades
porque o alunos sabem usar o celular melhor do que eles.
(Foto: Elio Rizzo)
Um grupo de 24 professores de escolas públicas do DF está aprendendo a incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TICs), como a internet, no ensino. Durante quatro dias, eles exercem papel de aluno, conhecem técnicas de filmagem, escrevem e montam mapas para um site. A criação de um blog literário sobre um escritor cujas obras são cobradas no vestibular é o ponto de partida.

Os professores terão de pesquisar e montar mapas no Google, além de fazer vídeos sobre Rachel de Queiroz. Todo o trabalho postado por eles no blog é feito com programas e ferramentas gratuitas, disponíveis na internet ou nos computadores e celulares aos quais têm acesso.

A organização sem fins lucrativos Casa da Árvore, de Tocantins, é quem promove o Circuito Telinha na Escola, em parceria com a operadora Vivo e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. As aulas começaram na terça-feira e se encerram hoje, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará.

Pela ONG, comunicadores e profissionais da educação já percorreram 22 cidades do país para mostrar que é possível levar a tecnologia para a sala. “Em todos os lugares por que passamos, as realidades são diferentes, mas os questionamentos são os mesmos. A maioria dos professores não consegue ou tem receio de lidar com o fato de que os alunos sabem usar computador e celular mais do que eles”, esclarece Leila Dias, professora do circuito.

Leia a íntegra da matéria em http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=23893.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário