Computadores chegam às escolas públicas, mas não à sala de aula

Apesar dos computadores terem chegado às escolas públicas do País, o uso da ferramenta e da internet ainda é tímido e conservador. A análise é dos responsáveis pela pesquisa TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Educação 2010 realizada em 497 instituições de ensino de ensino municipais e estaduais de todas as regiões urbanas do Brasil. Divulgado nesta terça-feira, o estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil identifica usos e apropriações das TICs nas escolas públicas brasileiras.

De acordo com a pesquisa, 100% das escolas pesquisadas têm computadores e 92% contam com acesso à internet (87% têm banda larga). Porém as atividades mais realizadas pelos professores com os alunos – exercícios para prática e fixação do conteúdo, aula expositiva e interpretação de textos – são as menos praticadas com as máquinas.

Segundo os 1.541 professores de português e matemática entrevistados, as atividades mais praticadas são ensinar os alunos a usar o computador e a internet (66%), realizar pesquisas (44%) e projetos ou trabalhos sobre um tema (43%).

Atividades propícias para serem feitas com o uso do computador, como intermediar o contato dos alunos com especialistas e agentes externos (20) e realizar trabalhos colaborativos entre os alunos são práticas menos utilizadas.

Leia a íntegra da matéria de Marina Morena Costa para o iG em http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/computadores+chegam+as+escolas+publicas+mas+nao+a+sala+de+aula/n1597126901899.html
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Os laboratórios de informática estão nas escolas, mas como estão sendo utilizados? Que adequações são feitas para a exploração dessas mídias? Novamente, a questão da formação do professor se destaca já que tem de ensinar uma geração multitarefa com pouco ou nenhum interesse em práticas pedagógicas estanques e tradicionais.

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  2. Na pesquisa "Letramento digital do professor de Língua Portuguesa",coordenada por mim, identificamos aqui no Paraná que os laboratórios de informática têm sido usados prioritariamente para a preparação das tradicionais aulas pelos professores - máquinas de escrever e mimeógrafos "upgradeados". Formação para a utilização das potencialidades das TICs relacionadas aos respectivos conteúdos, nada. Entendo que seja este o nosso atual desafio.

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