Linguagem e formação docente: palestra de abertura do VIII ELLE (UNOPAR)

No dia 14 de junho, segunda-feira, às 19h30min, eu estarei abrindo o VIII Encontro de Letras: Linguagens e Ensino (ELLE) com a palestra "Linguagem e formação docente" no Auditório Alcides Bueno da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Campus Londrina, organizadora do evento.

Maiores informações sobre o evento em http://www2.unopar.br/sites/8elle_7jepe/index.html.

58º GEL: Programação completa

Prezado usuário do sistema do GEL,

Informamos que a programação completa do 58º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), com os dias e horários das apresentações, já está disponível no site http://www.gel.org.br/, em 58º SEMINÁRIO> PROGRAMAÇÃO.

Cordialmente,
Secretaria do GEL

Será que os games são o futuro da educação?

Há quase 40 anos, um joguinho começava a mudar uma história que até hoje é contada. Era o Pong, uma pequena barra que lança a bola quadrada para o campo do oponente e simula um jogo de tênis. Aquilo soa meio tosco hoje, em 2010, mas na década de 1970 o Pong virou febre e se transformou no primeiro game vendido em grande escala.

O tempo correu, o Atari 2600 foi lançado, depois veio o Nintendo, os consoles da Sega e os da Sony. No meio disso tudo, surgiu o personal computer (PC), o computador que podíamos ter em casa. Junto com ele, ganhamos opção de mais jogos. O video game tornou-se pop.

O controle do Atari. Uma alavanca e um botão – icone de uma geração (foto: CC BY-NC 2.0 / Mark Ramsay).

E hoje já é mais que pop, é mais do que um evento movido por um sopro 'popular' (e, no entanto, 'passageiro'). O video game está entranhado na cultura, virou bastião de gerações. Em 2010, o video game conta histórias. Querendo ou não, a máquina ensina tanto quanto as páginas de papel.

Então, vem a questão: como usar o video game em sala de aula?

Leia na íntegra a matéria de Thiago Camelo para Ciência Hoje em http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/educar-e-pop-1

Percursos contemporâneos

As aulas e os caminhos que os professores estão colocando em prática para fazer com que seus alunos lhes "concedam" sua atenção


Em sua origem, o termo estratégia (do grego, strategia) está relacionado à arte de coordenar ações de naturezas diversas - militares, políticas, econômicas, morais, segundo o Houaiss - na condução de um conflito. Saído das hostes militares, adquiriu, por derivação, um sentido mais amplo, relacionado à capacidade de gerir bem os recursos disponíveis, ou de usar um ardil para a obtenção daquilo que se quer. Pois no campo da prática docente, cada vez mais, o desenvolvimento de estratégias pessoais tem suplantado os rigores das metodologias consagradas, porém facilmente perecíveis, sempre buscando alcançar um valor maior: o de fazer consumar-se a relação de aprendizagem que dá sentido à escola. Ante o aluno contemporâneo, pautado pela sobreposição de estímulos e de informação, os professores tentam achar os caminhos possíveis.

Veja quais são estes caminhos na matéria de Paulo de Camargo para a Edição 157 da Revista Educação em http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12893

FELIP no CIELLI (UEM)

O Grupo de Pesquisa FELIP - Formação e Ensino em Língua Portuguesa estará participando do 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, a ser realizado na UEM.

Neste evento, a Profa. Alba Maria Perfeito, coordenadora do FELIP, e o Prof. Renílson Menegassi (UEM) estarão coordenando o Simpósio 5:  “Conceitos bakhtinianos em pesquisas sobre ensino de língua".

Os seguintes trabalhos referentes a este simpósio serão apresentados no dia 10/06, pela manhã, no Bloco H-35, Auditório LAAP:

  • Abordagens metodológicas dos conceitos bakhtinianos sobre os gêneros do discurso (Neluana Leuz de Oliveira; Sandra Luppi; Márcia Cristina G. Ohuschi - orientadora);
  • Gêneros discursivos e gêneros textuais: opção terminológica e metodológica (Sandra Regina Cecílio; Lílian Cristina Buzato Ritter; Alba Maria Perfeito - orientadora);
  • Esferas de atividade humana: um estudo sobre a transposição didática do conceito bakhtiniano (Eliza Adriana Sheuer Nantes; Idelma Maria Nunes Porto; Mariangela Garcia Lunardelli - orientadora);
  • Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: a contrapalavra desvelada em estudos sobre o gênero discursivo conto (Andressa Lopes; Everton Vinicius de Santa; Márcia Adriana Dias Kraemer - orientadora);
  • O gênero poema em sala de aula: uma proposta de estudo e de transposição didática (Luciana Vedovato; Alba Maria Perfeito).

Dicas para usar o Twitter na sala de aula

Criado há quatro anos, o twitter é uma ferramenta que vem modificando a comunicação na internet. Entre os alunos, o microblog é uma realidade e as escolas estão percebendo sua importância na comunicação. Diversos colégios brasileiros o adotam para falar sobre eventos ou se comunicar com os pais. Em algumas partes do mundo professores estão dando um passo a mais e usando a ferramenta para desenvolver experiências pedagógicas em sala de aula.

“Estamos no momento em que a escola deve se modificar para acompanhar a realidade do aluno. O professor deixou de ser somente um transmissor e passou a ser um tutor de conhecimentos”, avalia Otacília Pereira, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação do Senac-SP.

O iG Educação pesquisou na internet relatos de professores que desenvolveram práticas pedagógicas que deram certo. Veja algumas ideias na matéria de Carolina Rocha em http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/dicas+para+usar+o+twitter+na+sala+de+aula/n1237615327784.html.

Palestra debate os caminhos e percalços do uso das TICs nos processos de aprendizagem

A Interdidática 2010 - Exposição Internacional de Sistemas e Soluções em Tecnologia Educacional teve lugar em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de abril. A equipe do Instituto Claro esteve presente e, entre outros debates, acompanhou palestra do jornalista Ethevaldo Siqueira sobre "Como as tecnologias vão mudar a educação". Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, da Revista Época e da Rádio CBN, o jornalista falou sobre os avanços dos computadores, celulares, internet e outras tecnologias e ressaltou que a utilização correta desse arsenal de novos recursos é o grande desafio para escolas, professores e alunos.

Leia na íntegra a matéria de Marcella Petrere para o Instituto Claro em http://www.institutoclaro.org.br/observatorio/noticias/detalhe/palestra-na-interdidatica-exp-e-desafios-do-uso-da-tecnologia-na-escola.

XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do GELNE (UFPI)

Promovida pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), a XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, a ser realizada no período de 06 a 09 de setembro de 2010 na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, tem como proposta criar um espaço para debates, reflexões e divulgação de idéias e de trabalhos que compõem as diversas linhas de pesquisa da Ciência da Linguagem. Este espaço será constituído por grupos temáticos (GTs), sessões de pôsteres, minicursos bem como conferências e debates proferidos por renomados pesquisadores do Brasil e do Exterior.

Estão previstos GTs relacionados às temáticas deste blog (letramento digital, formação de professores e ensino de Língua Portuguesa).

Maiores informações sobre o evento em http://www.gelne.org.br/Site/XXIIJNEL/index.php?IdPage=10.