“O ocaso da ciência brasileira”, artigo de Marcelo Hermes-Lima

Marcelo Hermes-Lima é professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB)

O número de artigos de autores brasileiros tem crescido nos últimos anos, mas o impacto dos mesmos (assim como a qualidade) não tem acompanhado o ritmo. Para comprovar essa diferença, fizemos uma análise do ranking mundial de citações por paper em cada área do saber, ano a ano (entre 1996 e 2008). Estes exames foram postados no blog "Ciência Brasil" (http://cienciabrasil.blogspot.com/) ao longo de janeiro. [...]

Ao se optar por fazer a "ciência publicável" (o que é fácil) ao invés da "ciência de descobertas" (o que é difícil) o Brasil perde seu potencial de poder, no futuro, ser líder mundial em produção de conhecimento.

Mas o que nos faz optar por produzir ciência mais fácil ou invés de ciência mais difícil? A pressão para publicar por parte da Capes e CNPq.

Ao meu ver, a Capes é a principal culpada. E por quê? Simples: quem produz 70-80% dos resultados que são publicados são nossos alunos de doutorado. Os pesquisadores seniores apenas lideram e coordenam as pesquisas - mas, em geral, não colocamos a "mão na massa".

E como são os resultados dos recém-doutores e doutorandos que compõem a maior parte do que é publicado, podemos concluir que a origem da perda de qualidade de nossa produção científica é a forma exagerada na qual "produzimos" doutores e teses de doutorado - são mais de 10 mil doutores por ano. [...]

(Leia o artigo na íntegra no JC-email 3948, de 10 de Fevereiro de 2010, disponível em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=69024.)

Postagens anteriores relacionadas:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário