Até Chomsky se rende ao ‘Gangnam Style’ em vídeo de alunos do MIT

O campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT) virou cenário de uma versão superdivertida do megahit Gangnam Style, do sul-coreano Psy. Estudantes e professores da prestigiosa universidade americana gravaram um clipe da música com as participações do linguista e filósofo Noam Chomsky e do biólogo Eric Lander, nada menos que um dos líderes do projeto Genoma Humano.
(...)

Lander aparece no vídeo com 1min42seg de duração. Sem muito sucesso, tenta fazer a célebre dança do cavalinho. Ele se diverte tanto que chega a subir na mesa de um auditório lotado de estudantes, como é possível ver no fim do vídeo.
Já Chomsky toma uma xícara de chá e, aos 3min19seg, manda um “Opa, Chomsky style”. Hilário.

Leia a matéria na íntegra em http://blogs.estadao.com.br/ponto-edu/ate-chomsky-se-rende-ao-gangnam-style-em-video-de-alunos-do-mit/.

Evento online: Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica|Vivo


Um espaço de diálogo, troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes.
Veja as novidades que estão rolando!
Terça-feira, 30 de outubro, às 13h

Debate: “Educação democrática na era digital”, com José Pacheco, Eduardo Chaves e Celia Senna
Vamos falar sobre educação democrática e o envolvimento dos alunos e da família na construção conjunta com a instituição escolar do currículo e da educação que pretende o estudante . 

* Atividade em português.

Gravação da oficina: “rEDUvolution. Como fazer a revolução na educação”
A gravação dessa oficina se contextualiza na atividade “Abaixo o fracasso escolar”, com María Acaso. Segundo a especialista, o sistema educativo está obsoleto. Por isso ela propõe uma rEUDvolution que consiste em evoluir de um sistema autoritário dentro da sala de aula a outro democrático, que rompa com a rigidez desse espaço e fomente a produção de conhecimento.


Fórum: “Para desenvolver as competências TIC”
É necessário uma (re) alfabetização? Para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e eficiente Raúl Choque considera indispensável desenvolver as competências TIC nos alunos. Mas, quais são as principais competências digitais? É preciso um novo processo de alfabetização?


Compartilhar: “Você usa o Facebook com os seus alunos?”
Conte-nos sua maneira de usar a rede social Facebook com seus alunos e você poderá aparecer em Facebook Stories. Vamos aproveitar a presença do Facebook no Encontro para descobrir as melhores metodologias dessa rede social para a educação. Conte-nos sua proposta e compartilhe o link. As melhores práticas serão propostas para que sejam apresentadas em http://www.facebookstories.com/, onde se contam histórias incríveis vividas por heróis do ambiente virtual.


Maiores informações em http://encuentro.educared.org/.

Trabalhar enquanto ouve música e usa Twitter é furada – o cérebro multitarefas é um mito

Imagem: Getty Images
“Uma década de pesquisas mostra que o dom das multitarefas – a capacidade de fazer várias coisas simultaneamente, com eficiência e bem-feitas – é um mito. O cérebro não foi projetado para atentar para duas ou três coisas simultâneas. Ele é configurado para reagir a uma coisa de cada vez”, dizem os pesquisadores Stephen Macknik e Sandra Blakeslee no livro “Truques da Mente – O que a mágica revela sobre o nosso cérebro”.

Você pode argumentar que seu caso é diferente porque você faz isso há anos e dá certo. Não é que seu cérebro seja incapaz de executar várias coisas ao mesmo tempo, mas ele não consegue fazer com eficiência.

Leia a íntegra da postagem de Ana Carolina Prado em http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/trabalhar-enquanto-ouve-musica-e-usa-twitter-e-furada-o-cerebro-multitarefas-e-um-mito/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super.

Concurso para professor na UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto abriu concurso para professor efetivo em várias áreas. As inscrições vão até 08/11/2012.

Há duas vagas para a área Ensino-Aprendizagem/Língua Portuguesa.

Maiores informações em http://www.concurso.ufop.br/images/stories/ed_efe__70__2012_nico_docente__cedufop_deali_dearq_decat_decom__e_outros_areas_05.10.2012.pdf.



Edmodo: a rede social que reúne 12 milhões de alunos e professores



A barra horizontal azul, a foto de perfil no canto superior esquerdo e a lógica de interação com conhecidos em um ambiente virtual podem parecer familiares. Sim, parece o Facebook, mas não é. A rede social Edmodo, uma das startups de educação e tecnologia que mais tem se destacado nos últimos meses, bateu a marca dos 12 milhões de usuários e agora está ampliando sua atuação. 
(...)
Diferente do que acontece numa rede social normal, a Edmodo é um ambiente tido como “privado e seguro”, uma vez que requer que o professor, a escola ou os sistemas de ensino façam um perfil e só então é possível convidar os alunos a participar. A partir do login, a rede social permite que os professores tragam, gratuitamente, sua sala de aula para o ambiente virtual. Assim, eles podem compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades.

Simpósio Internacional de Literatura e Informática na UFSC


O I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática, a ser realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, é organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) também da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O evento envolverá professores e pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Université Paris 8 – França; Universidade Fernando Pessoa – Portugal; Sophia Antipolis – Nice; Universidad Complutense de Madrid.

I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática pretende dar sequência aos avanços obtidos quando da realização dos quatro Simpósios que o antecederam (2003-UERJ, 2005-UFSC, 2007-UEL, 2010-UFSC), bem como inicia a expansão desses debates para além das fronteiras políticas e territoriais do nosso país, consolidando parcerias internacionais.

Nas ocasiões dos Simpósios mencionados, além da apresentação dos trabalhos e da discussão dos temas programados, o principal resultado foi o fortalecimento de um grupo de pesquisadores, de várias universidades brasileiras, interessados em avançar nas reflexões e nas pesquisas nessa área da Literatura e da Informática. E ressalte-se que, além dos participantes de então, outros pesquisadores vieram, também, somar-se àqueles primeiros, dentre os quais, pesquisadores de fora do Brasil.

As quatro primeiras edições do Simpósio atuaram efetivamente nessa tarefa de consolidar a interface Literatura e Informática como campo epistemológico nas Letras e também nas Artes. E, a exemplo do que ocorre em todo campo de reflexão que se pretende efetivar dentro de um domínio de grande tradição, como o da literatura, a internacionalização dos debates torna-se imprescindível. Por isso estamos propondo um evento que conte doravante com pesquisadores de Literatura e Informática de outros países que são reconhecidos, e nos servem de referência, por atuarem na consolidação dessa linha de pesquisa. No caso da próxima edição, a realizar-se em novembro de 2012, contaremos com professores, pesquisadores e artistas do meio digital que atuam na França, em Portugal e na Espanha.