Guia de carreiras: Letras


A maioria dos profissionais que se forma no curso superior de letras tem uma incumbência atualmente pouco valorizada: ensinar a língua portuguesa -- as regras, o uso prático e as principais obras -- às crianças e adolescentes do Brasil. Mesmo com o baixo retorno financeiro e o pouco status social da função, ela continua atraindo os vestibulandos por três motivos: a empregabilidade, as folgas nos fins de semana, feriados e férias escolares e, segundo quem atua na área, a satisfação pessoal.
"Todos os meus colegas de universidade estão muito satisfeitos, estão muito bem financeiramente, não tem ninguém reclamando e chorando porque fez péssima escolha", afirma Maurício Araújo, de 29 anos, que em 2008 se formou em letras pela Universidade de São Paulo e, hoje, dá aulas de português e literatura no cursinho pré-vestibular, o Instituto Henfil. (...)
Todos os cursos de letras estudam o português na faculdade, além do latim e, em vários casos, o grego, e exigem do estudante o gosto pela leitura e pela produção de texto. Segundo Filomena de Oliveira Azevedo Varejão, diretora adjunta de Ensino de Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o aluno, além de trabalhar os conceitos gramaticais e da construção do idioma, também aprende a ver a língua portuguesa de forma mais completa.
"Mostramos que toda língua humana é variável, apresenta diferentes normas, tem uma forma de usar o português que pertence a certa camada social, com determinado perfil sócio-econômico e educação, por exemplo", diz. (...)
Segundo Araújo, a atividade de professor no Brasil é complicada. "Cria-se dois universos, você tem o professor que trabalha nas boas escolas, que têm grande índice de aprovação na Fuvest, é um trabalho tranquilo, muito bem remunerado e organizado. Mas fora desse mundo, o segundo universo é o trabalho com educação numa sociedade que não costuma dar valor ao professor."
Hoje, o piso nacional para professores de ensino médio, com jornada semanal de 48 horas, é de R$ 1.451, mas nem todos os municípios e estados oferecem esse salário. Além disso, os professores de idiomas que dão aulas em cursos livres (oferecidos pelas escolas de idioma, fora do ensino regular) em São Paulo têm piso de R$ 4,50 pela hora-aula, e R$ 810 pelo salário de quem é registrado. "O professor é muito mais um autônomo do que um emprego tradicional, CLT", diz Araújo.

Seminário na UNIFESP - Linguagens, interações e aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor

Dada a centralidade da linguagem na constituição do sujeito, no desenvolvimento humano e nos processos de aprendizagem, o I Seminário Linguagens, interações e aprendizagens: reflexões sobre a função mediadora do professor tem como objetivos aproximar graduandos, licenciandos, pós-graduandos e profissionais da educação dos resultados de pesquisas sobre o processo de apropriação da linguagem e dar visibilidade a princípios e orientações didáticas decorrentes de investigações no campo dos Estudos da Linguagem e da Educação que tematizam a função mediadora do professor em diferentes contextos educativos.

O evento ocorrerá de 22 a 23 de novembro e contará com conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e oficina.

As inscrições para a participação no Seminário são feitas pelo site do evento, nas modalidades ouvinte ou comunicação individual.

Valor: R$ 20,00

Ouvintes: De 01 agosto a 20 de outubro de 2012

Participantes com comunicação oral: De 25 de agosto a 30 de setembro de 2012

Maiores informações: http://www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/linguagem/

Lançamento do livro "Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura"

"Testemunhamos, na última década, crescimento significativo do número de pesquisas sobre as práticas escritas no contexto do estágio supervisionado, sobre os gêneros que podem ser mobilizados, sobre os letramentos que ai são instaurados. Do ponto de vista político-acadêmico, essa linha de pesquisa está ganhando espaço no concorridíssimo mundo da pesquisa financiada. Este volume é um exemplo disso. Trata-se de um conjunto de trabalhos produzidos por pesquisadores participantes do Grupo de Pesquisa que se denomina, justamente, Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados, ao qual pertencem os autores desta obra, um grupo de pesquisadores interessados em investigar narrativas escritas na formação inicial de professores nas disciplinas de Prática de Ensino ou Estágio Supervisionado Obrigatório, em diversas licenciaturas do país. O estágio, entendido como espaço de interação, de letramento e de pesquisa, é um espaço muito fértil, relativamente novo no cenário nacional que permite, como nenhum outro espaço no curso de formação, observar e guiar a contínua passagem do aluno de uma esfera de atividades que exige práticas letradas acadêmicas, para outra, a profissional escolar, que demanda outras práticas. Os trabalhos reunidos neste livro nos mostram claramente o potencial desse espaço no qual concorrem três esferas de atividades distintas, criando oportunidades formativas para que o aluno estagiário se torne professor, via letramento, por meio do adensamento de suas práticas de escrita experencial e reflexiva." 
(Angela Kleiman)

SILVA, Wagner. R. (Org.) . Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. Campinas: Pontes Editores, 2012. 329 p. R$ 45,00.

Dossiê Bibliotecas Digitais: Revista Com Ciência - SBPC/Labjor

Title: virtual interior © Annett Zinsmeister 
http://www.annett-zinsmeister.de

Revista Com Ciência (SBPC/Labjor) - Dossiê Bibliotecas Virtuais
No. 139 - 10/06/2012

Editores
Germana Barata
Rodrigo Cunha
Editorial
Bibliotecas virtuais - Carlos Vogt
Reportagens
As bibliotecas virtuais democratizam o acesso ao conteúdo científico?
Francisco F. Zaiden
Acesso aberto ao conhecimento científico tem apoio crescente de cientistas
Cristiane Kämpf
Bibliotecas virtuais aumentam acesso e visibilidade da produção científica
Aline Naoe
A importância da preservação dos acervos digitais
Marta Avancini
Qual o futuro das bibliotecas tradicionais?
Monique Lopes
Artigos
Internet, ciência e sociedade: o que mudou para pesquisadores e cidadãos?
Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Acesso livre: uma nova crise no horizonte?
Paulo Cezar Vieira Guanaes e
Maria Cristina Soares Guimarães
Índices bibliográficos na América Latina
Diego Chavarro*
Tradução: Germana Barata
Um caminho para a edição universitária – o Programa de Publicações Digitais da Unesp
Marilza Vieira Cunha Rudge e
Jézio Hernani Bomfim Gutierre
Resenha
Avaliação de fontes de informação na internet
Por Maria Teresa Manfredo
Entrevista
Abel Packer
Entrevistado por Romulo Orlandini
Poema
Vinheta
Carlos Vogt

Revista Bem Legal: chamada para publicação


A Bem Legal é uma publicação eletrônica semestral que foi idealizada por alunos e professores do Instituto de Letras da UFRGS, os quais tinham o desejo de trocar experiências, histórias e vivências bem sucedidas em sala de aula. Criada com o propósito de estabelecer parcerias para articular o que é produzido no Instituto de Letras e nos diversos cenários escolares, a Bem Legal vem aproximar o professor da educação básica e a comunidade acadêmica. 

Seu objetivo principal é estabelecer um veículo de comunicação com agentes educacionais para disseminar conhecimento acerca de iniciativas, ações e projetos de ensino de língua que deram certo. Na Bem Legal, professores podem divulgar suas ações e inspirar-se nos trabalhos desenvolvidos por seus colegas educadores e, assim, contribuir para a melhoria da educação linguística. 

A próxima edição (volume 2, número 2) será publicada em outubro de 2012. Os autores que desejam publicar seus textos na revista deverão enviá-los para o e-mail revistabemlegal@ufrgs.br até o dia 15 de agosto de 2012.


SELISIGNO: prorrogadas as inscrições com apresentação de trabalho


Prezados colegas,
Pedimos divulgação do VIII SELISIGNO, que ocorrerá em Londrina, nos dias 22 a 24 de agosto de 2012.
As inscrições com apresentação de trabalho foram  prorrogadas até 15 de junho.
Este ano, a edição do SELISIGNO é internacional. Confiram outras informações na página: www.uel.br/eventos/selisigno.
Obrigada,
Loredana Limoli
Universidade Estadual de Londrina